Governo quer levar autoridades a atingidos por estiagem

Governo quer levar autoridades a atingidos por estiagem

Beto Grill afirmou que as defesas Civil do Estado e Federal estão em estado de alerta

Correio do Povo e Rádio Guaíba

publicidade

O ano de 2012 já começa com prejuízos ao Estado devido à estiagem. De um total de 494, o Rio Grande do Sul já tem 133 municípios afetados. São 98 cidades em situação de emergência devido à seca e outras 35 emitiram Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), etapa anterior ao decreto. Segundo novo boletim da Defesa Civil, 415,4 mil pessoas são afetadas pelo problema. Em entrevista à Rádio Guaíba neste sábado, o governador em exercício, Beto Grill, afirmou que pretende levar autoridades para as cidades mais atingidas pela seca. "Vamos verificar a situação dessas comunidades. Além disso, ao lado de secretários e dirigentes, pretendemos conversar sobre as medidas que serão anunciadas", disse neste sábado.

Grill afirmou ainda que já conversou com a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman, e com o Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. "Temos a Defesa Civil do Estado e do País em estado de alerta. Ainda não temos uma demanda muito grande de municípios relatando falta de água. Apesar disso, temos informações de que esse quadro de estiagem irá avançar", explicou.

"As primeiras dificuldades que estamos encontrando são as quedas nas safras de milho, feijão, soja, leite. Para esse aspecto, estamos construindo esse decreto coletivo, que deve ser anunciado na próxima semana", assegurou o governador em exercício.

O presidente da Federação das Associaçoes de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Mariovane Weis, afirmou que a entidade pretende apresentar uma raio-x da estiagem no Estado. Weis disse que o fenômeno tem agido de forma diferente em 2012 em relação a outras épocas, deixando de atingir cidades da Fronteira Oeste para afetar municípios do Centro e do Nordeste. "Acreditamos que este seja apenas um estágio inicial da estiagem. Semana que vem que vamos detalhar essa realidade."

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895