Governo recomenda suspensão de cruzeiros na costa brasileira

Governo recomenda suspensão de cruzeiros na costa brasileira

Orientação para evitar avanço do coronavírus no país ocorre um dia após navio ser isolado em Recife

R7

publicidade

O Ministério da Saúde está recomendando a autoridades estaduais e municipais a suspensão de cruzeiros turísticos em toda a costa brasileira enquanto durar a emergência em saúde pública decretada pelo governo em relação ao coronavírus. Em videoconferência com representantes dos estados e municípios, nesta sexta-feira, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, explicou a orientação do governo.

"Temos dezenas de cruzeiros que estão previstos para acontecer e que nós já temos de suspeita de transmissão na costa do Brasil. Não dá para aceitarmos ou permitirmos uma concentração de pessoas que vêm do exterior, que saem de outras partes do Brasil, em um navio. Já vimos a situação como aconteceu no Japão e não queremos permitir que isso ocorra no Brasil", apontou o secretário.

Em Recife, um navio procedente das Bahamas foi isolado na manhã de quinta-feira após um passageiro canadense, de 78 anos, apresentar febre, tosse e dificuldade para respirar, que são sintomas da doença covid-19, causada pelo novo coronavírus. O homem foi levado a um hospital da cidade. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu o desembarque e determinou que os passageiros e tripulantes fiquem em suas cabines.

Como prevenir o contágio do coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895