Grávida faz cesariana contra vontade por decisão da Justiça gaúcha

Grávida faz cesariana contra vontade por decisão da Justiça gaúcha

Juíza de Torres determinou que mulher de 29 anos fizesse cirurgia para proteger bebê

Bruna Cabrera / Correio do Povo

publicidade

A Justiça gaúcha determinou que uma gestante fosse submetida a uma cesariana contra a sua vontade por considerar uma gravidez de risco para a mãe e o bebê. O caso foi denunciado por uma médica de Torres na segunda-feira. A decisão veio depois que a mulher, grávida de 42 semanas, deixou o hospital Nossa Senhora dos Navegantes, no município do Litoral Norte, apesar dos avisos da obstetra.  

O responsável pela 1ª Promotoria de Torres, promotor Octavio Noronha, confirmou ao Correio do Povo nesta quarta-feira que a mulher de 29 anos procurou o hospital depois de sentir dores abdominais e lombares. A médica, Andreia Castro, a examinou e determinou que uma cesariana fosse feita, porque exames mostravam que o bebê estava sentado, o que tornaria o procedimento por parto normal impossível.

A jovem já teria passado por duas cesarianas anteriormente, o que também impossibilitaria o parto normal. Ignorando este fato e decidida a não fazer cesariana, a mulher assinou um termo de compromisso e voltou para casa. A Secretaria Municipal de Saúde ainda tentou convencê-la a fazer a cirurgia, mas não teve sucesso.

Segundo Noronha, não aceitando a decisão da mãe, a médica procurou o Ministério Público, que acionou a Justiça. A juíza Liniane Maria Mog da Silva determinou que a gestante fosse encaminhada de volta ao hospital, se necessário, com o apoio da polícia. “O pedido foi feito para proteger a criança”, ressalta o promotor. “A lei assegura o direito a vida da criança”, completa ele.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o pai da criança, de 29 anos, teria dito que nenhum exame mostrou o bebê virado e que acredita que teriam inventado o fato para obrigar a mãe a fazer uma cesariana. A criança nasceu por volta das 3h dessa terça-feira. Mãe e filho passam bem.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895