Geral

Granizo danifica telhados de 200 casas em Nova Candelária

Lavouras de milho também foram afetadas pelo mau tempo

Pedras caíram na manhã de hoje no Noroeste
Pedras caíram na manhã de hoje no Noroeste Foto : Eduardo Erthal / Especial / CP
Um temporal de granizo que durou cerca de cinco minutos danificou o telhado de 200 casas no município de Nova Candelária, no Noroeste do Estado, na manhã desta sexta-feira. A chuva também trouxe danos para a lavoura de milho. O vice-prefeito da cidade, Ari Edmundo Roehrs, diz que a prefeitura realiza o levantamento das perdas no interior da cidade.

“O granizo afetou o milho, que tinha plantas com cerca de um metro de altura, com destinação principalmente para a silagem”, afirma. O município tem a suinocultura e a produção leiteira como principais atividades econômicas. As residências atingidas no Centro e interior já receberam lonas, o que garante a segurança contra a chuva. Os estragos foram causados em telhados de brasilite.

O prédio da prefeitura e de um posto de saúde também foram atingidos. O atendimento deve ser retomado durante a tarde. A Escola Estadual Nossa Senhora da Purificação, que sofre danos no telhado, teve que suspender as aulas para os 300 alunos. O município ficou quase toda a manhã sem energia elétrica, mas o fornecimento já foi restabelecida. A chuva não deixou feridos nem desabrigados.

Outras cidades do Noroeste também registraram estragos pelo granizo. Em Horizontina, o temporal atingiu comunidades do interior, como Jacutinga e Barra Mansa. O granizo atingiu lavouras de milho, hortaliças e árvores frutíferas, além de telhado de residências.

Em Doutor Maurício Cardoso, o gelo entupiu a calha de dezenas de casas, o que fez com que a água entrasse pelo telhado, atingindo móveis e aparelhos eletrônicos. O mesmo ocorreu na prefeitura, no telecentro comunitário e em escolas locais.

Um poste no Centro da cidade caiu e o município ficou sem energia elétrica. Foi registrado apenas um caso de destelhamento no interior.

Mau tempo deve permanecer no Estado

Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a tendência para as próximas horas é que as áreas de instabilidade persistam durante todo o dia na área compreendida entre o sul do Paraguai, a província de Misiones (Argentina), o sudoeste do Paraná, o centro-oeste de Santa Catarina e o Noroeste do Rio Grande do Sul.

As pancadas, localmente severas, podem ter raios, rajadas de vento e ocasional queda de granizo, com alto poder destrutivo. Os volumes não deverão ser muito significativos, segundo o CPTEC.

Bookmark and Share