Greve de servidores do INSS compromete concessão de aposentadorias e auxílio-doença

Greve de servidores do INSS compromete concessão de aposentadorias e auxílio-doença

Órgão recomenda que usuários liguem para o telefone 135 para obter informações

Samantha Klein / Rádio Guaíba

Ao todo, 190 agências estão fechadas no Brasil

publicidade

A greve dos servidores do INSS já provoca transtornos no atendimento aos beneficiários em diversas cidades gaúchas. Conforme o Sindisprev, 80% da categoria aderiu ao movimento grevista. O processo de concessão de aposentadorias está praticamente paralisado devido à falta de funcionários em número suficiente para calcular o tempo de serviço e o benefício devido. Pessoas que encaminharam o pedido antes do início da paralisação podem consultar o processo através do site da Previdência Social ou pelo telefone 135.

Já o auxílio-doença depende do reagendamento de perícias. Os segurados que possuam agendamento para atendimento e que não forem atendidos em razão da paralisação dos servidores terão a data de atendimento remarcada. O reagendamento deve ser realizado para o mesmo local e o segurado pode confirmar a nova data ligando para a Central 135 no dia seguinte à data originalmente marcada para o atendimento.

Na Capital, a agência Sul do INSS não abre as portas desde a terça-feira. No Região Metropolitana, as agências de Viamão e Alvorada estão totalmente paralisadas. As sedes regionais de Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Rio Grande e Uruguaiana também fecharam. No Litoral Norte, Torres também suspendeu atendimento ao público externo. Nos demais municípios, o atendimento é parcial. Conforme dados nacionais, 190 agências estão fechadas em todo o País. Trabalhadores em mais de 20 estados aderiram à paralisação.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895