Geral

Greve do INSS provoca reagendamento de metade das consultas e perícias

Paralisação começou nesta quinta no Rio Grande do Sul

Greve do INSS provoca reagendamento de metade das consultas perícias
Greve do INSS provoca reagendamento de metade das consultas perícias Foto : Camila Domingues
Os médicos peritos do INSS do Estado começaram nesta quinta greve por tempo indeterminado. O reflexo imediato da paralisação foi no atendimento ao público. Cerca de 50% das consultas e perícias precisaram ser reagendadas, deixando muitos assegurados que buscaram serviço indignados. A paralisação nacional da categoria, que começou na terça-feira passada, é um dos movimentos para pressionar o governo federal e a direção do INSS a contratar mais profissionais e melhorar as condições de trabalho.

Segundo o presidente da Associação Gaúcha de Médicos Peritos e diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Francisco Luciani, aderiram à paralisação cerca de 50% dos profissionais nas agências que realizam as avaliações de concessão de benefícios por incapacidade em Porto Alegre e em Canoas. Ele lembrou que parte dos funcionários não aderiu ao movimento porque está com processo de aposentadoria em andamento.

O presidente ressaltou ainda que o número de médicos peritos tem reduzido no último ano no país. Ele citou a agência do INSS da Bento Gonçalves, que em janeiro de 2009, contava com 38 peritos e agora tem cerca 12 profissionais. A consequência direta dessa situação, avaliou ele, é a sobrecarga nos atendimentos. Atualmente, as perícias duram cerca de 20 minutos, não permitindo a avaliação adequada dos pacientes.

Apesar da situação identificada, a Gerência de Porto Alegre do INSS indica que a paralisação dos médicos não provocou problemas ontem no atendimento de perícias.