Greve dos caminhoneiros afeta serviços no interior do Rio Grande do Sul

Greve dos caminhoneiros afeta serviços no interior do Rio Grande do Sul

Várias cidades do Estado tiveram dificuldades durante a segunda-feira devido a falta de abastecimento

Correio do Povo

Segunda também foi marcada por filas nos postos de combustíveis do Vale do Sinos

publicidade

* Com informações dos repórteres Felipe Rigon Dorneles, Angélica Silveira, Celso Antonio Sgorla e Stephany Sander

Em função da continuidade da manifestação dos caminhoneiros vários serviços públicos estão sendo afetados em Caxias do Sul. As aulas das redes estadual e municipal foram suspensas nesta segunda. O transporte coletivo está operando com menos de 40% da frota de veículos, seguindo a tabela de horários de domingo. Se a greve continuar e o combustível não chegar, os ônibus conseguirão operar somente até terça-feira.

• Ao menos 40 municípios já emitiram decretos devido ao desabastecimento

No setor da indústria de Caxias, a Randon e Agrale vão seguir com os trabalhos paralisados. A Marcopolo também começou nesta segunda-feira a interrupção das atividades de fabricação de ônibus que deve perdurar ao longo de toda a semana. O Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigêneros) está recomendando limitar a oferta de produtos mais procurados a partir desta terça-feira se a paralisação prosseguir.

Nesta segunda-feira um grupo de caminhoneiros impediu a saída de três caminhões tanque que estavam estacionados no pátio de uma empresa, para distribuir gasolina em postos de combustível da cidade. Depois de negociação com a Brigada Militar foi permitida a saída de um deles onde o combustível foi destinado para abastecer viaturas e serviços de emergência como ambulâncias.

Os postos de gasolina de Caxias, Farroupilha e Bento Gonçalves seguem sem gasolina. Nas estradas da região da Serra os protestos prosseguem. As maiores concentrações estão na ERS 122 entre Caxias do Sul em Flores da Cunha e na RSC 453 entre Farroupilha e Bento Gonçalves. Nesta segunda, os agricultores realizaram carreatas com tratores pelas ruas centrais de Farroupilha e Caxias do Sul.

Caminhoneiros doaram sangue em Santa Rosa

Caminhoneiros que estão mobilizados em protesto na BR 472, em Santa Rosa, há mais de uma semana, foram até o Hemocentro da cidade na manhã desta segunda-feira, para uma ação social. Um grupo de 15 caminhoneiros doaram sangue para a entidade.

Adalberto Martins, caminhoneiro e um dos líderes do movimento, disse que o grupo aproveitou o momento de greve para fazer uma boa ação: “É uma forma de retribuir o apoio que a população está dando para a nossa mobilização. Além disso, evidenciar o verdadeiro valor da nossa profissão”, destacou.

A manifestação dos caminhoneiros segue na cidade. Gilson Roberto de Godoy, caminhoneiro que está na mobilização em Santa Rosa, apontou que seria injusto a greve acabar após o anúncio do presidente Michel Temer. “A população nos apoiou até este momento, não poderíamos deixá-los na mão porque conquistamos uma das pautas, o preço do diesel. E enquanto não tivermos ações concretas do governo, não vamos parar com a mobilização”, declarou.

Não há mais gasolina nos postos de combustível na cidade. Alguns estabelecimentos já fecharam as portas e, em poucos postos, ainda há álcool e diesel.

Foto: Adalberto Martins / Divulgação

Motoristas enfrentam fila para garantir combustível em Pelotas

O final da manhã e o início da tarde desta segunda-feira foi de correria para os motoristas de Pelotas. Após abastecer carros oficiais e da saúde, três postos da cidade liberaram o combustível para a população. Carros podiam ser abastecidos com no máximo R$ 100 e motos R$ 50 em combustível. Em poucos minutos a notícia se espalhou e motoristas formaram filas de quilômetros. Os fiscais do Procon estiveram nos postos fiscalizando a qualidade da gasolina. 

A prefeita Paula Mascarenhas suspendeu as aulas na rede municipal de ensino até quarta-feira. Como na próxima sexta-feira é ponto facultativo, se os caminhões chegarem ao município com o abastecimento as aulas devem ser retomadas na próxima segunda-feira.

O transporte coletivo nesta terça-feira também está garantido de forma reduzida, ou seja , devem ser utilizados os horários da tabela de sábado e não haverá o “corujão”. A última saída do centro será à 0h30min. Na Universidade Católica de Pelotas foi confirmada a suspensão das aulas nesta terça-feira e na quarta-feira. Já na Universidade Federal de Pelotas a suspensão vale para esta terça-feira.

Nesta segunda-feira, grupos de caminhoneiro tornaram-se doadores de sangue. Desde o início do expediente, o Hemocentro Regional de Pelotas (HEMOPEL) passou a transportar o voluntário do km 66 da BR 392, um dos pontos de mobilização em uma van. Treze caminhoneiros formaram o primeiro grupo de doadores. O percurso foi feito mais de uma vez com o objetivo de regular os estoques de todos os tipos. 

Em Canguçu, a segunda-feira foi de ponto facultativo. Durante a manhã foi realizada uma manifestação que contou com milhares de pessoas a favor dos caminhoneiros. Se reuniram na frente da prefeitura e após fizeram caminhada e carreata, com mais de 200 caminhões. 

Em Rio Grande, o dia começou com bloqueios tanto na estrada que leva até o balneário Cassino, quanto no km 26 da BR 392 na Vila da Quinta. A manifestação de moradores da região, conforme a PRF, foi a favor dos caminhoneiros e durou toda a manhã. Em muitos momentos o engarrafamento na BR 392 chegou a três quilômetros.

Nesta terça, as atividades acadêmicas e administrativas da Furg seguem suspensas em todos os campi. O transporte coletivo segue em horário reduzido utilizando a tabela de sábado, com redução entre 9h e 16h.

Foto: Angélica Silveira / Especial

Vale do Sinos

Com a retomada das atividades dos caminhoneiros, a segunda também foi marcada por filas nos postos de combustíveis do Vale do Sinos. Em um estabelecimento localizado na avenida Sete de Setembro algumas pessoas aguardaram por mais de 3h na fila. Em São Leopoldo, a situação foi a mesma com filas tomando contas de ruas e avenidas durante toda a tarde. "Recebemos 15 mil litros de gasolina às 11h, às 15h já havia acabado", disse a gerente de um estabelecimento que prefere não se identificar. 

O Hospital Centenário paralisou a realização de cirurgias eletivas até a sexta-feira, dia 1º de junho. Em Campo Bom e Ivoti não haverá aulas na rede municipal hoje (terça). Já em Taquara, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes informa que as escolas municipais serão retomadas somente na segunda-feira que vem, dia 4 de junho.

Feira em Santo Ângelo é transferida para setembro

A nona edição da Feira da Agroindústria e da Agricultura Familiar – FEAAGRI Missões, que começaria nesta quinta-feira em Santo Ângelo, foi transferida para o mês de setembro. O motivo é a falta de matéria-prima para as agroindústrias e de mercadorias para o comércio e indústria, expositores do evento, devido a greve nacional dos caminhoneiros.

Daniel Casarin, presidente da 9ª FEAAGRI, lembra que a empresa que faria a montagem básica de estandes, que iniciaria no final de semana, também não conseguiu chegar na cidade

A realização do 1º Rodeio Crioulo, promovido pela Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo – ASSETRASA, que ocorreria em paralelo à Feira, está em avaliação.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895