Grevistas do MDA e do Incra ocupam Ministério do Planejamento

Grevistas do MDA e do Incra ocupam Ministério do Planejamento

Manifestantes pressionam por reivindicações e impedem pessoas de entrarem ou saírem do prédio

Agência Brasil

Grevistas do MDA e do Incra ocupam Ministério do Planejamento

publicidade

Os representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ocuparam a sala de reuniões da secretaria de Relações do Trabalho (SRT) no Ministério do Planejamento e cercaram o prédio. Eles pressionam o governo para mudar sua oferta nas negociações pelo fim da paralisação.

Representantes das entidades ficaram reunidos durante quase duas horas com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça. Durante alguns minutos, os manifestantes impediram a saída de Mendonça da sala, o que gerou confusão no sétimo andar do prédio. Os seguranças tentaram invadir a sala, mas foram impedidos.

De acordo com o diretor da Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra, Reginaldo Marques Aguiar, cerca de 200 grevistas estão reunidos no térreo, impedindo a entrada e a saída de qualquer pessoa. Policiais militares estão no local para impedir possível tumulto. Devido à ocupação da sala da SRT, as reuniões que o governo teria com representantes da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) foram suspensas.

Aguiar ressaltou que os servidores estão “cansados” da falta de iniciativa do governo. “A reunião foi péssima, é a quinta reunião que fazemos este ano e não nos foi apresentado nada. O governo não reconhece o papel dos órgãos e as atividades que realizam”.

O secretário de Relações do Trabalho tentou minimizar o ocorrido. “Em nenhum momento ninguém teve medo lá dentro”. Mendonça destacou que o governo precisa fazer uma análise global do Orçamento antes de apresentar qualquer proposta. “Estamos analisando esta situação no contexto conjunto de negociações. Na hora que tivermos proposta para o Incra e MDA temos que saber a resposta que daremos a todos, isso é feito em uma proposta global”.

Uma nova reunião com os representantes do Incra e do MDA foi agendada para a próxima quinta-feira. O governo tem até o dia 31 de agosto para apresentar a previsão de Orçamento de 2013 ao Congresso Nacional. A categoria reivindica aumento salarial, contratação de 4 mil servidores novo concurso público e convocação de 400 aprovados em seleção ocorrida em 2010. Os grevistas cercaram o prédio do Ministério do Planejamento.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895