Grupo de idosos faz passeio de catamarã pelo Guaíba

Grupo de idosos faz passeio de catamarã pelo Guaíba

Evento fez parte das comemorações da 58ª semana da Capital

Claudio Isaías

Grupo de idosos realiza passeio de catamarã pelo Guaíba

publicidade

Como parte das comemorações da 58ª Semana de Porto Alegre, os moradores da Casa Lar do Cego Idoso realizaram, na manhã desta segunda-feira, um passeio de catamarã pelo Guaíba. Na chegada, o grupo de 19 idosos que possuem diferentes graus de deficiência, foram recepcionados pelo prefeito Nelso Marchezan Júnior, pelo vice-prefeito Gustavo Paim, pelo secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, e pelo diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti.

O prefeito entrou no barco e cumprimentou cada um dos participantes do passeio que teve duração de 55 minutos. O trajeto foi de Porto Alegre a Guaíba e não foi acompanhado por Nelson Marchezan Júnior. O público da Casa Lar do Idoso Cego, no bairro Rubem Berta, na zona Norte de Porto Alegre, é formada por pessoas com deficiência visual, auditiva,mobilidade reduzida e cadeirantes. A paciente Iara Aparecida dos Santos afirmou que nunca tinha andado de barco pelo Guaíba.



“Achei o passeio o maravilhoso e espero andar muitas vezes de catamarã”, comentou. Já Marlene Aguiar da Silva, que já tinha andado pelo Guaíba a bordo do barco Cisne Branco, admitiu que estava nervosa e imaginava o catamarã pequeno e sem teto. Marlene Aguiar disse que pensou “mil coisas” como morrer afogada no Guaíba. “Confesso que no início do passeio estava muito nervosa e com medo de ser levada pelas águas do Guaíba”, revelou a deficiente visual que espera realizar em outra oportunidade.

Nesta terça, o passeio será realizado pelos alunos da escola municipal João Goulart que possuem paralisia cerebral, deficiência intelectual, cadeirantes, autistas e síndrome de Down. Na quarta-feira, será a vez dos idosos do asilo Padre Cacique que possuem mobilidade reduzida e deficiência visual. O passeio terá a participação de 20 pessoas. Nos dias 23 e 24 de março, crianças e jovens do Pão dos Pobres, entre 6 e 15 anos, farão o passeio de Porto Alegre até Guaíba. Serão dois grupos de 20 alunos atendidos em regime de tempo integral e outros em acolhimento institucional. Todos em situação de vulnerabilidade social.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895