Com os estoques baixos, o Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) fez uma mobilização nesta terça-feira em busca de doadores na empresa de transporte Roma Cargo Logística, na zona Norte de Porto Alegre. A ação integra o projeto de captação externa de voluntários, segundo a responsável técnica pelo Banco de Sangue do GHC, Almeri Marlene.
Em uma palestra para cerca de 30 funcionários da empresa, a equipe do Banco de Sangue ressaltou a importância da doação. Também foi detalhado como funciona o processo de captação, desde o momento que o voluntário chega ao local até o destino do material coletado. “Essa orientação traz agilidade ao atendimento porque os voluntários já conhecem os procedimentos”, afirmou a responsável técnica.
Para ser um doador é necessário preencher requisitos, como ter idade entre 18 e 65 anos e pesar mais que 50 quilos. É preciso ainda passar por uma entrevista de avaliação do estado de saúde. O tempo médio da doação é de 5 a 10 minutos. Almeri destacou que as ações de captação externa são importantes para manter os estoques em níveis considerados estáveis para atender aos pacientes que estão em tratamentos contínuos e os que são recebidos pela emergência.
“Para atingirmos a média precisamos criar essa rede de parceria externa, com doadores frequentes, além daqueles que são voluntários por terem algum familiar em atendimento”, avaliou ela, lembrando que no inverno é normal diminuírem as doações. A ação pode auxiliar ainda na prevenção da saúde do voluntário. O sangue depois de coletado passa por exames, que podem indicar algumas doenças, como HIV e hepatite. Se identificada a enfermidade, o doador é chamado para refazer o exame e recebe orientações de acordo com a doença.
O Banco de Sangue, localizado no segundo andar do Hospital Conceição, recebe 1,4 mil doações. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h; e aos sábados das 7h30min às 12h. O sangue coletado é utilizado nos quatro hospitais do Grupo, o Conceição, o Cristo Redentor, o Fêmina e o da Criança.
A assistente social Tatiane da Silva ressaltou que a doação é importante porque é a única maneira de manter os estoques. “Não existe como comprar ou produzir sangue. Assim, doar é o mesmo que salvar vidas”, disse ela.
Após a palestra na transportadora, os funcionários decidiram que vão realizar doações de sangue na próxima semana. Eles pretendem ainda conversar com familiares para estimular e atrair voluntários.
A organizadora da atividade na empresa, Alexandra Bandeira, explicou que a transportadora desenvolve atividades de valorização da vida porque a maioria dos funcionários trabalha nas rodovias. “O enfoque das nossas ações é a preservação da vida e como evitar acidentes de trânsito. Assim, buscamos desenvolver uma atividade para ajudar as pessoas que sofreram algum tipo de acidente grave e que precisam de sangue”, explicou ela.
Grupo Hospitalar Conceição faz campanha por doações de sangue
Objetivo é criar uma rede de parceria externa, com doadores permanentes