Guaíba chega a 2,56 metros e tem quinta maior cheia histórica

Guaíba chega a 2,56 metros e tem quinta maior cheia histórica

Região das Ilhas é a que gera maior preocupação com subida da água

Metsul

Região das Ilhas é a que gera maior preocupação com subida da água

publicidade

O nível do Guaiba atingiu, nesta sexta-feira, 2,56 metros no Cais Mauá. De acordo com a MetSul Meteorologia, passa a ser uma das cinco maiores cheias desde 1941. Conforme os registros históricos, o maior nível foi atingido em 1941, com 4,76 metros. No ano passado, o Guaíba foi a 2,94 metros, terceira maior cheia registrada.

Segundo o Sistema Metroclima, do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic-POA), as condições do tempo no momento não influenciam a vazão porque o vento sudoeste é fraco e não está represando a água. Para que ocorra o transbordamento é preciso que a água atinga 3 metros. Ano passado a Prefeitura teve que fechar as comportas ao longo da Avenida Mauá para evitar o alagamento da cidade, pois o nível chegou a 2, 93 metros, mas em razão das ondas provocadas pelo vento, a água ultrapassava a marca limite.

Região das Ilhas

As equipes da Defesa Civil de Porto Alegre estão percorrendo as áreas de risco na região do Arquipélago. Junto com o grupo do Centro Administrativo Regional (CAR) - Ilhas, os técnicos estão conversando com os moradores, distribuindo lonas e verificando os pontos de alagamento. No início da tarde desta sexta-feira, a régua manual, que se encontra no estaleiro da Ilha da Pintada, indicava que o nível do Guaíba estava em 2,04 metros.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895