Guaíba chega a 2,93 metros e 13 comportas são fechadas

Guaíba chega a 2,93 metros e 13 comportas são fechadas

Se nível atingir 3 metros, muro da Mauá será testado

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Guaíba chega a 2,93 metros e 13 comportas são fechadas

publicidade

* Com informações do repórter Lucas Rivas

O Guaíba atingiu a marca de 2,93 metros por volta das 11h30min deste sábado, segundo o Sistema Metroclima, e a Prefeitura de Porto Alegre fechou as 13 comportas do Cais Mauá. O nível é muito próximo da marca de transbordamento de 3 metros e o maior em 74 anos, desde a cheia histórica de 1941.

A comporta que fica perto da Secretaria da Fazenda permanecerá aberta até às 14h, porque alguns caminhões estão retirando grãos estocados. À tarde haverá nova avaliação da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) para verificar se essa comporta será fechada. Segundo o superintendente da SPH, Luiz Alcides Capoani, se o nível do Guaíba chegar a 3 metros, o Muro da Mauá será "testado".

Os níveis dos principais rios que abastecem o Guaíba mantiveram-se estáveis na madrugada deste sábado. O rio Gravataí caiu 7 cm desde a manhã dessa sexta, e está em 6,42 metros. O rio Jacuí, em Triunfo, baixou 2 cm e, nas últimas 24 horas, caiu 3 cm.

Dados de estações monitoradas pelo Sistema Metroclima mostraram vento do quadrante Sul em toda a extensão da Lagoa dos Patos, no Sul do Estado, mas, no Cais Mauá, o vento predominante até agora é o de Oeste/Sudeste e Sudoeste. Com o Guaíba perto do pico de vazão, a tendência é de agravamento da cheia em Porto Alegre, em caso de vento Sul.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895