Guaíba chega a nível de atenção e Defesa Civil monitora região das ilhas

Guaíba chega a nível de atenção e Defesa Civil monitora região das ilhas

Ceic projeta que o momento mais crítico deva ocorrer na sexta-feira, quando a previsão é de vento sul forte

Daiane Vivatti / Rádio Guaíba

Guaíba chega a nível de atenção e Defesa Civil monitora região das ilhas

publicidade

O nível do Lago Guaíba atingiu a marca de 1,96 metros, na tarde desta terça-feira, e entrou em nível de atenção. Na Ilha da Pintada, a água está em 1,76 metros e as remoções de moradores ocorrem sempre que a marca atinge 2 metros. Desde ontem, o nível subiu 20 centímetros.

Conforme o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic), a chuva volumosa e o efeito do vento sul comprometem a vazão natural da água e a tendência é de que o nível suba ainda mais. A Defesa Civil da Capital está na região das Ilhas fazendo monitoramento também do rio Jacuí, mas nenhuma remoção de moradores foi realizada até o momento. Equipes vão permanecer no local, já que a cheia pode ocorrer rapidamente. O objetivo é de que ações imediatas possam ser tomadas, nesse caso.

O Ceic projeta que o momento mais crítico deva ocorrer na sexta-feira, quando a previsão é de vento sul forte, aliado a chuvas intensas, entre hoje e quarta-feira. No entanto, o órgão reforça que o cenário atual não se compara com o que aconteceu em 2015, quando ondas fizeram o nível do Guaíba chegar a 2,92m e a água atingiu o Cais. Na ocasião, 14 comportas foram fechadas.

A Defesa Civil informou que está de plantão 24 horas por dia. Moradores que precisarem de algum auxílio podem entrar em contato pelo número 199.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895