Gurgel diz que manifestações influenciaram adiamento da votação da PEC 37

Gurgel diz que manifestações influenciaram adiamento da votação da PEC 37

Proposta que limita poder de investigação do Ministério Público causa polêmica

Agência Brasil

publicidade

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse nesta quinta-feira que as manifestações que vêm se espalhando pelo País tiveram papel importante no adiamento da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37. “Não há dúvida de que terá tido influência nisso a movimentação decorrente das manifestações ocorridas em todo o país que incluíram a PEC 37 como uma das principais pautas na luta contra a corrupção”, disse Gurgel.

A análise da medida – que limita o poder de investigação do Ministério Público – estava marcada para o próximo dia 26. Gurgel disse que o Ministério Público (MP) recebe a notícia com “satisfação relativa” por considerar que a proposta deveria ser excluída da pauta de deliberações do Congresso.

Além disso, o procurador-geral da República disse que vê no adiamento da votação da PEC 37 o entendimento da Câmara dos Deputados de que é necessário analisar mais adequada e profundamente a questão sem o “açodamento” que vinha caracterizando a intenção de votar a proposta no dia 26.

O procurador-geral da República disse ainda que o MP continuará mobilizado contra a PEC 37. “E claro que é fundamental esse apoio da sociedade. A sociedade é que será a grande perdedora se o Ministério Público tiver retirada essa atribuição (do poder de investigação)”, disse.

A votação da proposta foi adiada pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), por falta de acordo entre procuradores e delegados. Ontem, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, havia declarado que pediria ao presidente da Câmara que adiasse a votação da proposta.

Isso porque as discussões do grupo de trabalho formado por representantes do Ministério da Justiça, do Ministério Público e das policias Civil e Federal para discutir a PEC terminaram sem consenso. Está marcado para a próxima terça-feira uma nova reunião dos integrantes do grupo com o presidente da Câmara.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895