Geral

Hemocentros da Capital estão em alerta para falta de sangue em função de feriado

Meta é incrementar estoques reduzidos

Hemocentros da Capital estão em alerta para falta de sangue em função de feriado
Hemocentros da Capital estão em alerta para falta de sangue em função de feriado Foto : Mateus Bruxel
A possibilidade de um final de semana prolongado por conta do feriado de Corpus Christi deixa em alerta os dirigentes dos hemocentros dos principais hospitais de Porto Alegre. Os estoques estão reduzidos e a meta é incrementá-los. No Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs), há necessidade de doadores de todos os tipos de sangue. No entanto, a maior preocupação envolve o O -. “Estamos enviando torpedos para os celulares dos doadores de O - para que nos auxiliem a recompor o estoque”, afirmou a coordenadora de Captação de Doadores, Maria Lourdes Peck. Para manter abastecidos os 48 hospitais atendidos pelo Hemorgs, é necessário obter entre 70 e 80 doações diárias. A média, porém, tem sido insuficiente para manter as solicitações, que variam entre 30 e 50 bolsas por dia.

“A expectativa é que as pessoas em boas condições de saúde se tornem doadoras”, sintetizou. Havendo necessidade de transfusão, o ideal é que o paciente receba sangue do mesmo tipo que o seu. Em urgências, quando muitas vezes não há tempo para tipificar o sangue, a opção é pelo uso do sangue universal: O -. Essa tem sido uma dificuldade crônica para os hemocentros e bancos de sangue, já que apenas 9% da população brasileira têm esse tipo sanguíneo. Na região Sul, por questões de formação racial, a situação é ainda mais crítica: apenas 5% das pessoas tem sangue O -. Na população brasileira, os percentuais são de aproximadamente 45% de tipo O e 42% tipo A. O grupo B representa 10% e o AB, 3%. Em termos de fator RH, os tipos negativos são os mais raros.

O Hemorgs funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sempre no primeiro sábado do mês, das 8h às 12h. No entanto, em função do feriado desta quinta-feira, neste mês a captação ocorrerá no segundo sábado do mês. Os bancos de sangue da rede hospitalar conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) também realizam campanhas para captar doadores nesta semana. No Hospital de Clínicas, em razão de as demandas serem imprevisíveis, o Serviço de Hemoterapia solicita o comparecimento de doadores de todos os tipos de sangue, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h. A captação ocorre na rua São Manoel, 543. “Sempre que um feriado se aproxima trabalhamos para reforçar os estoques”, ressaltou a médica Clarice Arisio Juckowsky.

Mesma medida foi adotada no Grupo Hospitalar Conceição, que necessita de sangue dos tipos A + e A - e O -. As doações podem ser realizadas diariamente das 7h30min às 17h e, aos sábados, das 7h30min às 12h, no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Para ser doador, é preciso estar em boas condições de saúde, apresentar documento de identidade, ter entre 18 e 65 anos, pesar 50 quilos ou mais, não estar em jejum, ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Estão impedidos de doar quem teve mal de chagas, malária, além de portadores de aids, hepatite B e C e dos vírus HTLV, além de usuários de drogas injetáveis.