História da Câmara de Vereadores é tema de palestra

História da Câmara de Vereadores é tema de palestra

Sessão solene foi realizada nesta sexta-feira pela passagem da Semana da Pátria

Felipe Samuel

Hohlfeldt afirmou que a eleição para prefeito e para o legislativo municipal é "sempre o calendário mais importante"

publicidade

O papel da Câmara de Vereadores ao longo da história e o trabalho de articulação em períodos importantes em Porto Alegre, como a abolição da escravatura e a Revolução Farroupilha, foram temas da palestra do presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antônio Hohlfeldt. Em sessão solene realizada nesta sexta-feira pela passagem da Semana da Pátria, na Câmara de Vereadores, Hohlfeldt afirmou que a eleição para prefeito e para o legislativo municipal é "sempre o calendário mais importante".

Com o tema “O papel cívico da Câmara e sua participação nas lutas sociais da independência, escravatura e na Revolução Farroupilha”, o ex-vereador de Porto Alegre resumiu a história do legislativo municipal, abordando desde a transferência da sede de Viamão para Porto Alegre, em 1773 até os dias atuais.

Ao destacar a importância dos vereadores, Hohlfeldt ressaltou que é preciso valorizar o trabalho da instituição. "Esta casa ao longo da história tem um papel muito importante, de articuladora histórica, nos episódios mais importantes do país, da província e da cidade", reforçou.

Redemocratização

Além do período da Revolução Farroupilha, Hohlfeldt lembrou que durante a redemocratização do país, a Câmara definiu novos critérios de votação, numa demonstração de força e poder do legislativo, "quebrando a obrigatoriedade de 2/3 dos votos para voltar qualquer coisa". Em uma referência aos tempos atuais, Hohlfeldt afirmou que o legislativo é fundamental para a cidade. "O poder da Câmara não deve ser maior do que do prefeito, mas no mínino equilibrada com o prefeito", garantiu.

Para Hohlfeldt, qualquer prefeito representa um projeto apresentado "à cidade que foi vencedor", mas a Câmara representa todos os projetos vigentes na cidade. "São esses projetos que têm espaço para debate, que pode ajudar projeto do Paço Municipal ou representar alternativa ao Paço. Por isso o legislativo é fundamental", comparou. 

O presidente da Câmara, Reginaldo Pujol (Dem), destacou a importância da Semana da Pátria. "Que se busque eternamente construir uma sociedade onde predomine a cultura, a justiça social, liberdade econômica e sobretudo a soberania nacional. Esses objetivos permanentes não podem de modo nenhum ser afastados, ainda que a pandemia transforme nossos hábitos de forma muito clara em coisas do passado", afirmou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895