Hospitais de Porto Alegre usam o telefone para informar a situação de pacientes com Covid-19

Hospitais de Porto Alegre usam o telefone para informar a situação de pacientes com Covid-19

Em alguns centros clínicos, dependendo da situação da pessoa em tratamento, videochamadas podem ser realizadas

Jessica Hübler

No Hospital Mãe de Deus, o protocolo é que a informação seja passada pelo médico assistente responsável pelo paciente via telefone para um familiar

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Os hospitais de Porto Alegre possuem diferentes protocolos para encaminhar informações sobre o quadro de saúde dos pacientes com a Covid-19. De modo geral, as unidades de saúde têm procurado manter contato através de ligações diárias ou então chamadas por vídeo. No Hospital Mãe de Deus, por exemplo, há informação de que um familiar precisaria ir diariamente até o hospital, no turno da tarde, para obter informações.

A situação desagrada aqueles que querem se preservar no isolamento, pois a busca por atualizações a respeito da saúde dos parentes acaba causando transtornos e aglomerações nas salas de espera do hospital. As famílias que passaram por isso têm criticado o posicionamento da unidade e chamado de “espalha Covid-19”, pois o hospital poderia priorizar o encaminhamento de informações por telefone ou por plataformas digitais, e não exigir a presença de um parente na unidade.

Apesar da denúncia, o Hospital Mãe de Deus diz que isso não acontece. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não informou se há um padrão para essa questão.

Com relação ao caso citado, Mãe de Deus declara que “o protocolo é que a informação seja passada pelo médico assistente responsável pelo paciente via telefone. Nossos canais de atendimento aos familiares, assim como nossas áreas assistenciais não receberam, até o momento, alguma situação contrária a esta. A partir desta situação recebida via imprensa, vamos reforçar o protocolo ao corpo clínico e assistencial para que as rotinas sejam realizadas”.

O Mãe de Deus reforça que o familiar deve buscar o Serviço de Apoio ao Cliente localizado na sala de Relacionamento com o Cliente, no Acesso 1 do Hospital, caso passe por situação semelhantes. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou pelo telefone 3230-6000.

No Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a psicóloga da instituição, Rita Gomes Prieb, informou que no Centro de Terapia Intensiva (CTI), há um grupo de médicos responsável pela comunicação que é dada aos familiares dos pacientes uma vez por dia, em um horário combinado previamente com a família, geralmente no turno da tarde para que o médico possa ter acesso às informações do prontuário e à evolução do quadro clínico.

“A informação é repassada por telefone, mas pode ser na modalidade de videochamada, que é uma oportunidade para que a família conheça o médico envolvido no cuidado com o paciente”, explica.

Além disso, Rita comenta que o setor de Psicologia presta um acompanhamento continuado à família do paciente e faz a ponte entre os parentes e o paciente internado. “Foi previsto que a família não venha ao hospital, não precisa vir presencialmente. Nem pode, pois há toda uma questão de segurança para esse familiar. O que também é comunicado é que, qualquer alteração significativa no quadro clínico do paciente, a família será novamente avisada”, destaca. O mesmo procedimento ocorre na enfermaria do Clínicas.

Já na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o boletim do estado de saúde é informado uma vez ao dia, também por telefone. As equipes do hospital entram em contato com um familiar  repassam as informações. Também há um projeto de “televisitas”, que seriam visitas à distância com os familiares através de videochamadas, em fase de implantação. A Santa Casa ainda acrescenta que oferece acompanhamento psicológico para as famílias que necessitam, também na forma de conversa virtual.

O diretor-técnico do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Francisco Paz, ressalta que no Hospital Nossa Senhora da Conceição o procedimento depende do médico assistente. “Existe uma rotina em que o médico assistente disponibiliza pelo telefone diariamente a informação, conforme combinado com a família, mas não há uma coisa rígida, porque são diferentes médicos que atendem”, informa. De modo geral, segundo Paz, as equipes combinam com as famílias para que eles recebam as informações “da melhor forma”.

Além disso, Paz enfatiza que as visitas a pacientes com a Covid-19 sempre estiveram suspensas e que, desde o dia 8 de julho, as demais visitas também não estão permitidas no Conceição pelo aumento do número de contaminações. “Não acontece de precisar ir pessoalmente. A família faz contato telefônico e obtém as informações, não é uma coisa automática, até porque as equipes estão super envolvidas com uma série de outras questões”, pontua. No Conceição também está em desenvolvimento um projeto que vai permitir os contatos por videochamadas com os pacientes que estão em isolamento.

Devido à restrição na circulação de pessoas por conta da pandemia do novo coronavírus, o Hospital Moinhos de Vento informa que os pacientes que estão no setor de internação têm se comunicado diretamente com os familiares usando ferramentas como videochamadas e aplicativos de mensagens.  Já as informações sobre o quadro clínico daqueles que estão na CTI ou sedados são repassadas à família, por telefone, diretamente pelo médico responsável pelo atendimento. Em unidades em que houver necessidade de acompanhante, só é autorizado o ingresso de um familiar.


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