Hospitais estão com estoques de sangue baixos em Porto Alegre

Hospitais estão com estoques de sangue baixos em Porto Alegre

Tipos O positivo e negativo e o B positivo e negativo estão em falta

Cláudio Isaías

Tipos O positivo e negativo e o B positivo e negativo estão em falta

publicidade

Com os estoques de sangue abaixo do recomendado, os hospitais de Porto Alegre e o Hemocentro do Rio Grande do Sul necessitam de doadores de todos os tipos de sangue, principalmente O positivo e negativo e o B positivo e negativo. A assistente social Maria de Lourdes Peck, coordenadora de Captação do Hemocentro/RS, disse que a instituição fornece sangue para 52 hospitais conveniados de Porto Alegre, região Metropolitana e Litoral Norte. “Mais de 40% da população gaúcha tem O positivo e precisamos que elas façam a doação porque é fundamental que tenhamos este sangue nos nossos estoques”, acrescenta. 

O banco de sangue do Hospital de Clínicas apresentava nesta segunda estoques abaixo do que seria recomendado para as necessidades em relação ao tipo O positivo e negativo. A instituição pede que quem tiver interesse em doar pode comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, preferencialmente para moradores da Capital e região Metropolitana. No dia 31, o horário de funcionamento do banco de sangue do Clínicas será das 8h às 12h. No dia 1º de janeiro de 2016 não haverá atendimento. No sábado, dia 2, o atendimento será das 8h às 12h, limitado a 80 doadores com distribuição de fichas.

Já o Hospital de Pronto Socorro (HPS) informa que a unidade de coleta e transfusão do hospital funciona das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, incluindo o dia 31 de dezembro. “Com as festas de fim de ano, normalmente há um aumento no número de acidentes, especialmente com fogos de artifício e no trânsito. Em função disso, é provável que a demanda de sangue também aumente”, avalia a enfermeira Valéria Pontes, que coordena a unidade que tem capacidade de receber 20 doadores por turno.

Tanto o hospital São Lucas da Pucrs quanto o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) informaram que necessitam de qualquer tipo de sangue. Os doadores precisam estar atentos que na quinta-feira os horários serão reduzidos (8h às 12h) e no dia 1º janeiro de 2016 as unidades estarão fechadas.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895