Hospital Álvaro Alvim está em condições de funcionamento e de receber pacientes

Hospital Álvaro Alvim está em condições de funcionamento e de receber pacientes

Complexo possui pelo menos 60 leitos de enfermaria podendo chegar a 100

Cláudio Isaías

publicidade

O Hospital Álvaro Alvim, administrado pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), está em condições de funcionamento e de receber pacientes. Além disso, o complexo possui pelo menos 60 leitos de enfermaria podendo chegar a 100. E os equipamentos dos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) foram levados, assim como os profissionais de saúde, para a sede do HCPA. A informação é do deputado estadual Thiago Duarte (DEM) que ontem participou da inspeção do Grupo de Trabalho pela Transparência na Covid-19. "Porto Alegre não pode, por falta de gestão ou por incompetência da prefeitura, prescindir desses 60 leitos que podem salvar vidas", ressaltou.

Segundo Duarte, existe a perspectiva de fechamento da instituição de saúde com a entrega do prédio ao governo federal. "A população perde mais um hospital, perde a condição de atendimento e de realizar tratamentos", explicou. A visita contou ainda com a participação do deputado Tiago Simon (MDB) e de representantes do Sindicato Médico do Rio Grande dos Sul (Simers) e do Conselho Regional de Medicina (Cremers).

O deputado Thiago Duarte afirmou que todos os leitos fechados no Hospital Álvaro Alvim são de responsabilidade da prefeitura, que é gestora plena dos recursos de saúde em Porto Alegre. "Ao contrário do que diz a prefeitura, a cidade de Porto Alegre precisa de leitos. A prefeitura implementou medidas de restrição no setor da economia e do comércio em razão da falta de leitos", acrescentou. O deputado afirmou que a prefeitura precisa entender que existem 60 leitos em condições de uso no Hospital Álvaro Alvim.

O professor Brasil Silva Neto, adjunto cirúrgico da diretoria médica do HCPA, disse que a pedido da Assembleia Legislativa recebeu os deputados Thiago Duarte e Thiago Simon onde apresentou todas as ações estratégicas voltadas ao combate do coronavírus na instituição de saúde. Por solicitação dos deputados, houve visita ao prédio da unidade Álvaro Alvim. "O Hospital de Clínicas é uma instituição pública, que pauta suas ações pela busca da excelência, sempre trabalhando com total transparência com objetivo de prestar o melhor atendimento à população", acrescentou.

A visita do Grupo de Trabalho pela Transparência na Covid-19 foi a terceira a uma instituição de saúde fechada e ociosa na Capital. A primeira inspeção aconteceu no Hospital Parque Belém no dia 17 de agosto, e a segunda ocorreu no dia 1º de setembro ao Hospital Beneficência Portuguesa. "Queremos entender o motivo do Álvaro Alvim estar fechado. A nossa opinião é que falta gestão por parte do Executivo municipal e isso ficou evidente nas visitas realizadas no Parque Belém e na Beneficência Portuguesa", acrescentou.

O parlamentar disse que as instituições de saúde estão em condições de receber pacientes durante o momento mais difícil dos serviços de saúde em função da pandemia da Covid-19. Implementado em 30 de julho, o Grupo de Trabalho formado na Assembleia Legislativa tem o objetivo de fiscalizar as ações de emergência de saúde na pandemia do coronavírus pela prefeitura de Porto Alegre.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895