Hospital da Criança Conceição atende apenas casos de urgência

Hospital da Criança Conceição atende apenas casos de urgência

Equipes trabalham na limpeza dos dutos de ar-condicionado do local

Franceli Stefani

Equipamentos utilizados no atendimento aos pacientes são esterilizados pela equipe de enfermagem

publicidade

Desde às 7h da sexta-feira até as 21h do domingo equipes trabalham na limpeza dos dutos de ar-condicionado do Hospital da Criança Conceição. Nesse período, apenas casos de urgência e emergência foram atendidos na instituição. De acordo com a responsável técnica de enfermagem, Angela Maria Oliveira da Silva, o serviço é feito anualmente, desde 2013, e atende uma norma da Vigilância Sanitária. "É determinado, para todas as unidades de saúde, limpezas periódicas para reduzir a circulação de partículas no ar e de micro-organismos, beneficiando usuários e trabalhadores da instituição", detalha a enfermeira.

Ela explica que, para não prejudicar os pacientes o serviço é feito no período de menor demanda na instituição - entre os meses de fevereiro e março. "No primeiro ano que fizemos o trabalho fizemos em junho, era frio e havia uma demanda alta. Para não causarmos transtornos, resolvemos mudar e fazer justamente quando há um menor fluxo de pessoas em busca de atendimento", afirma. A profissional revela que os meses de abril a setembro são aqueles onde há maior procura.

Angela lembra que, além da limpeza dos dutos, equipamentos, mesas, cadeiras, paredes e chão precisam ser limpos. "A equipe de higienização passa logo após a saída da equipe de um determinado setor. Nós cobrimos os objetos para proteger da fuligem que acaba caindo do trabalho feito", frisa.

Os equipamentos utilizados no atendimento aos pacientes são esterilizados pela equipe de enfermagem. "Temos um cronograma estruturado que seguirá até o dia 24 de fevereiro, quando o ambulatório de especialidades será limpo. Na segunda-feira é a vez da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica, que será fechada também".

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895