Hospital da Criança realiza mutirão de cirurgias em Porto Alegre

Hospital da Criança realiza mutirão de cirurgias em Porto Alegre

Doze crianças passaram por procedimento nesta quinta<br />

Claudio Isaias

Doze crianças passaram por procedimento

publicidade

Com a proposta de diminuir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) para bebês e crianças que precisam ser operadas com urgência, o Hospital da Criança Conceição, na zona Norte de Porto Alegre, participou nesta quinta-feira do 12º Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança. O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica, João Vicente Bassols, informou que 12 crianças realizaram às cirurgias de hérnia e de orquidopexia.



"A ação teve objetivo de diminuir a espera pela operação. Aproveitamos também e começamos a marcar novos procedimentos para daqui a seis meses", destacou o médico.

O mutirão contou com a participação de 18 profissionais - cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. As cirurgias começaram por volta das 8h em duas salas do hospital. Logo após a cirurgia, as crianças com o acompanhamento dos pais foram levadas para a sala de recuperação. Após observação, serão liberadas no final do dia para voltar para casa.

Segundo Bassols, a iniciativa que é feita há cinco anos em diversos hospitais brasileiros foi organizada pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) para divulgar a importância da cirurgia pediátrica. Em Porto Alegre, além do Criança Conceição que pertence ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC), o Hospital da Criança Santo Antônio do Complexo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, também participou da ação.

No restante do país o mutirão será realizado no próximo sábado, dia 5 de maio. Ao todo, serão oferecidos 20 serviços no Brasil em oito estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895