Hospital da PUCRS fecha emergência infantil do SUS na Capital

Hospital da PUCRS fecha emergência infantil do SUS na Capital

Setor adulto já não recebe pacientes novos desde ontem

Rádio Guaíba

publicidade

A situação se agravou nas emergências que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre. Em razão da superlotação, a emergência pediátrica do Hospital São Lucas da PUCRS suspendeu o atendimento a pacientes novos neste sábado, o que já havia ocorrido no setor para adultos na noite dessa sexta-feira. No Santa Clara e no Dom Vicente Scherer, ambos da Santa Casa, além dos pacientes já internados, somente casos graves são atendidos.

A ala pediátrica do São Lucas atendia o triplo da capacidade, que é de seis leitos, na manhã de hoje. Na emergência adulto, onde só há 13 vagas, a situação é semelhante. O Hospital Dom Vicente Scherer somava 27 pessoas, mas trabalha com espaço para 10 leitos. Já no Santa Clara, havia registro de 16 pacientes em um lugar para 12. O Hospital da Criança Santo Antônio atendia 25 crianças (sete a mais que ontem à noite) em um espaço que comporta 13 leitos.

Situação crítica ocorre também no Hospital de Clínicas, onde a pediatria recebia 26 crianças em um espaço para nove. Na emergência adulta, 156 pessoas eram atendidas em um espaço com 49 leitos. Ontem, eram 169. Já o Grupo Hospitalar Conceição informou que a emergência do Hospital da Criança tinha 20 pacientes, para 14 leitos e o Conceição, 135 adultos para 61 vagas.

Parte dos pacientes com quadro de baixa complexidade foi transferida, ao longo da semana, para o Hospital Universitário, de Canoas, onde 25 leitos de retaguarda foram abertos, em um primeiro momento, em parceria com o Ministério da Saúde.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895