Hospital de Clínicas confirma quinta morte por conta de surto de Covid-19

Hospital de Clínicas confirma quinta morte por conta de surto de Covid-19

Paciente recebia cuidados paliativos no Centro de Terapia Intensiva (CTI)

Felipe Samuel

Outros seis funcionários apresentaram diagnóstico positivo para a doença

publicidade

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) confirmou nesta terça-feira a quinta morte por conta do surto de coronavírus na instituição. O paciente, que recebia cuidados paliativos na unidade de internação, havia sido transferido para o Centro de Terapia Intensiva (CTI), onde faleceu na madrugada desta segunda-feira. Outro paciente, que estava na enfermaria, recebeu alta.

Sem novos casos confirmados da doença, o número de infectados na unidade de internação se mantém em 19. Desde o início do surto, em 30 de agosto, 13 pacientes foram contaminados pela Covid-19. Do total, cinco morreram, outros quatro estão internados na enfermaria Covid-19, um permanece no CTI, um foi transferido e dois já receberam alta hospitalar.

Outros seis funcionários apresentaram diagnóstico positivo para a doença. Todos os casos são considerados leves e seguem em acompanhamento pelo Serviço de Medicina Ocupacional. Na creche não houve aumento de casos por conta do surto, permanecendo em nove pessoas o número de contaminados pela doença. Ao todo, somados os casos registrados na unidade de internação e na creche, a instituição contabiliza 28 infectados.

Hospital Conceição confirma fim do surto de Covid-19

O Gabinete de Gerenciamento de Crise do Grupo Hospitalar Conceição confirmou ontem o encerramento do surto de Covid-19 que atingiu a instituição. Após 41 dias de surto, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) anunciaram o fim do surto, que tirou a vida de 33 pacientes e atingiu 13 áreas da instituição. Desde 4 de agosto, foram confirmados 171 diagnósticos positivos para a doença, dos quais 97 pacientes e 74 profissionais de saúde.

Dos 97 pacientes que contraíram a doença, 34% morreram, ou seja, de cada três infectados um perdeu a vida. Nenhum profissional de saúde faleceu por conta do surto de Covid-19. Coordenadora do NHE, a epidemiologista Ivana Varela explica que o surto foi encerrado porque não houve surgimento de casos novos nos últimos 14 dias. "Em relação a óbitos, temos um percentual maior do envolvimento da variante Delta. São 8 casos entre 33 óbitos, sendo 2 confirmados e 6 aguardando confirmação da Fiocruz, o que dá quase 1/4 dos pacientes que evoluíram a óbito", assinala.

De acordo com Ivana, os casos confirmados da variante Delta entre os 97 pacientes totalizam 17, o que representa 17,5%. Pelo menos 5 casos já foram confirmados e 12 aguardam confirmação da Fiocruz. Conforme a epidemiologista, 50 pacientes receberam alta, 11 estão hospitalizados em enfermarias e 3 seguem em UTIs. "Entre os profissionais de saúde, 71 retornaram ao trabalho", destaca, acrescentando que apenas um servidor segue em isolamento domiciliar. Com o surto encerrado, o GHC informa que os procedimentos eletivos começam a ser retomados.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895