Hospital de Clínicas lança página com o estoque de sangue e pede doações
capa

Hospital de Clínicas lança página com o estoque de sangue e pede doações

Profissionais pedem auxílio da população nos meses de férias

Por
Cláudio Isaias

Hospital de Clínicas pede ajuda da população para meses que ocorrem queda de doações

publicidade

Com o objetivo de incentivar a doação de sangue, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) conta com uma nova ferramenta no seu site: a divulgação dos estoques do banco de sangue, separados por tipo sanguíneo e por nível (estável, alerta e crítico). O chefe do Banco de Sangue do HCPA, Léo Sekine, disse que os estoques da instituição de saúde estão estabilizados. No entanto, ele pede que a população faça a doação em função dos feriados do final ano e do período de férias quando o movimento de doadores apresenta uma redução.

O sangue que a unidade mais necessita é o AB - que é classificado como crítico no site. Atualizadas regularmente, as informações podem ser acessadas na página oficial do hospital, no botão “Estoques de Sangue”.



No Hemocentro, a assistente social Maria de Lourdes Peck, responsável pela Captação de Doadores, afirmou que a instituição se preparou nos meses de outubro e novembro para atender o mês de dezembro. Segundo Maria de Lourdes, é preciso incentivar que a doação não pare nos meses de janeiro e fevereiro, principalmente de quem possui o sangue O negativo.

A assistente social disse que o Hemocentro fornece sangue para 40 hospitais conveniados de Porto Alegre, inclusive o Hospital de Pronto Socorro (HPS), da Região Metropolitana e do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. “Precisamos que a população faça a doação porque é fundamental para que sempre tenhamos sangue nos nossos estoques”, acrescenta.

O banco de sangue do Hospital São Lucas da Pucrs informou que os estoques estão estabilizados, mas quem quiser doar pode se dirigir até o segundo andar do hospital nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras das 8h às 18h30min e nas quartas-feiras, das 8h30min às 18h. Nos sábados, o local funciona das 8h às 12h (exceto feriados). Para doação no sábado, é necessário realizar agendamento prévio.

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) informou que o banco de sangue necessita do tipo O negativo. A instituição está aberta para doações de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h, e aos sábados, das 7h30min às 12h (até 80 atendimentos aos sábados). O banco de sangue do GHC funciona no segundo andar do Hospital Conceição, na avenida Francisco Trein, 596, bairro Cristo Redentor, na zona Norte de Porto Alegre.

Para realizar a doação de sangue, é necessário ter acima de 50 quilos; ter ingerido alimentação leve, sem gordura e ter entre 16 e 69 anos. Para menores de 18 anos é preciso a autorização formal do responsável. O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos.

Os doadores não podem estar gripados e nem ter apresentado sintomas da doença nos últimos sete dias; nunca ter contraído hepatite, malária e doença de Chagas; não ter diabetes, hipertensão, comportamento de risco de AIDS, ter feito uso de álcool, ter feito tatuagem ou piercing há menos de um ano e ter piercing na boca ou na língua.

No caso da mulher, a doadora não pode estar grávida, nem ter tido aborto nos últimos três meses e não estar amamentando.