A enfermeira apontada como causadora do erro pediu demissão. O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS) já nomeou uma enfermeira fiscal da Subseção de Capão da Canoa para acompanhar o caso. A expectativa é de que as conclusões sejam conhecidas em 15 dias.
O titular da Delegacia de Polícia (DP) de Osório, Antônio Ractz, vai convocar a enfermeira para depoimento na próxima semana. Ele lembrou que este é o segundo incidente de aplicação errada de medicamento no mesmo hospital este ano. “Desta vez o hospital colaborou mais e já instaurou um procedimento investigativo”, comentou.
Em novembro de 2012, José Antônio da Silva, de 91 anos, morreu após uma técnica de enfermagem também errar o local da alimentação. Segundo o delegado, o exame pericial deu como resultado inconclusivo. Mesmo assim, com a confissão, a técnica foi indiciada por homicídio culposo.
Ractz já tem em mãos o prontuário de atendimento de Elsa. Ele vai aguardar o interrogatório da enfermeira para dar andamento na investigação. “A enfermeira poderá ser indiciada por lesão corporal culposa, mas se a paciente falecer a acusação poderá ser de homicídio culposo”, explicou. Ractz descarta a possibilidade de que o erro possa ter sido cometido por excesso de trabalho.
O próprio filho da paciente percebeu o erro e fechou o fluxo sanguíneo. Imediatamente, ele chamou os médicos e a idosa precisou ser entubada. O caso ocorreu na quarta-feira, quando Elsa foi transferida para o hospital de Tramandaí, onde foi internada em estado gravíssimo. Após a transferência, a família registrou o caso na polícia.