Hospital Moinhos de Vento faz exercício para avaliar acessos em caso de incêndio

Hospital Moinhos de Vento faz exercício para avaliar acessos em caso de incêndio

Iniciativa durou aproximadamente duas horas e meia

Cláudio Isaías

Treinamento contou a presença do Pelotão Floresta, do Corpo de Bombeiros Militar do RS

publicidade

O Hospital Moinhos de Vento realizou no sábado um exercício prático para avaliar os acessos a instituição de saúde em caso de incêndio. O treinamento contou a presença do Pelotão Floresta, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, para avaliar os acessos a todos os blocos do hospital. A iniciativa durou aproximadamente duas horas e meia e fez parte das atividades de prevenção do Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho (Sesmt) do hospital, devido às mudanças de layouts internos e de ampliações nas edificações.

“É uma atividade de prevenção. É muito importante estarmos com todas as rotinas validadas e treinadas”, afirmou o superintendente administrativo e de infraestrutura do Hospital Moinhos de Vento, Evandro Moraes. Ele ressaltou que a medida também é uma forma de capacitar os funcionários do hospital para que tenham conhecimento em caso de situações adversas.

Os testes com as viaturas do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul serviram para identificar eventuais dificuldades e, com isso, realizar melhorias nos acessos. No treinamento foi possível acessar a rua interna da instituição de saúde com a viatura e sinalizar os acessos e os pontos para a guarnição do Pelotão Floresta, para que conseguissem orientar as equipes em uma eventual ocorrência. De acordo com a engenheira de Segurança do Trabalho do Hospital, Rosmari Mocellin, o treinamento buscou reduzir o tempo de resposta em caso de necessidade. 

“Para o Corpo de Bombeiros Militar, é importante que as equipes conheçam os acessos ao complexo. O grande objetivo é que o tempo resposta seja o mais rápido possível, e as atuações, otimizadas. Com isso, temos um atendimento adequado à população em uma ocorrência”, explico o tenente Maximiliano de Jesus Pires, comandante dos Pelotões de Bombeiros Militar da Zona Norte, que compreendem as guarnições dos bairros Florestas e Passo D’ Areia.

Durante a última semana, uma equipe dos bombeiros visitou o Hospital Moinhos de Vento para mapear os principais acessos e planejar as ações. As viaturas ingressaram no complexo hospitalar pelas ruas Ramiro Barcelos, Tiradentes, Doutor Vale e Jardim Cristófell. O fluxo de veículos na região foi limitado e o exercício teve o apoio da EPTC e da Brigada Militar.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895