Hospital Moinhos de Vento terá laboratório próprio para testar Covid-19
capa

Hospital Moinhos de Vento terá laboratório próprio para testar Covid-19

Estimativa é realizar até 200 exames diários, incluindo de pacientes da rede pública

Por
Correio do Povo

Novo laboratório no Moinhos de Vento fará até 200 testes para o novo coronavírus por dia

publicidade

Dentro de no máximo 14 dias, o Hospital Moinhos de Vento irá inaugurar um laboratório próprio para testes de Covid-19. O objetivo da instituição é realizar até 200 exames por dia. Os diagnósticos serão confirmados em um período de cerca de 24 horas – menos da metade do tempo de espera atual, que varia entre dois e quatro dias. 

Segundo o Hospital, o local atenderá pacientes das redes privada e pública de saúde, além de colaboradores com suspeita da doença. “A intenção é nos tornarmos autossuficientes em relação aos testes de Covid-19, ampliando ainda mais a nossa parcela de colaboração à comunidade gaúcha em meio à pandemia”, explica o superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini. 

“Estamos recrutando pesquisadores e técnicos reconhecidos na comunidade científica e no mercado para reforçar a nossa equipe. O laboratório também nos permite iniciar uma nova pesquisa, pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), para entender melhor a Covid-19 e avaliar a acurácia de testes rápidos”, conclui o superintendente, ressaltando que o estudo partirá da testagem de mais de mil pacientes.

Com custo estimado de R$ 1 milhão, entre aquisição de equipamentos e reforma, o Laboratório de Biologia Molecular funcionará no antigo Banco de Sangue, no Bloco C do Hospital Moinhos de Vento. Conforme a instituição, contará com espaço para recebimento das amostras, sala para extração do material genético do vírus, de preparo dos reagentes e de amplificação – ambiente onde será instalado o equipamento que indica se há ou não a presença de vírus no exame.