Hospital Restinga e Extremo-Sul reabre tenda de triagem para pacientes com sintomas de Covid-19

Hospital Restinga e Extremo-Sul reabre tenda de triagem para pacientes com sintomas de Covid-19

Grupo Hospitalar Conceição não irá reabrir a estrutura para atendimento junto a Escola GHC

Cláudio Isaías

Tenda de triagem do Hospital Restinga e Extremo-Sul foi reaberta nesta terça-feira devido ao aumento no número de casos da Covid-19

publicidade

O atendimento na tenda de triagem do Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES) para pacientes com sintomas do coronavírus foi retomado nesta terça-feira. Nas primeiras horas da manhã, mais de 40 pessoas já tinham passado pela estrutura que vai funcionar de segunda a sexta-feira das 8h às17, no pátio do hospital na avenida João Antônio da Silveira, 3.700, no bairro Restinga.

A reclamação de quem esteve na tenda, e que antes buscava informações sobre a Covid-19 nas estruturas montadas no Hospital Vila Nova e na unidade de Pronto Atendimento da Lomba do Pinheiro, foi a demora no atendimento. Na retomada das atividades, o local estava com um médico, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem e um funcionário administrativo. A estimativa da administração do hospital é que 60 a 80 pessoas sejam atendidas por dia no local.

Diante da procura pelo serviço, o diretor-geral do Hospital Restinga e Extremo-Sul, Paulo Scolari, informou que está sendo estudada a ampliação das equipes. "Se tivermos muita demanda o serviço vai funcionar aos finais de semana e vamos aumentar o horário de funcionamento da estrutura de segunda a sexta-feira", destacou.

A dona de casa Edimara Prado, moradora do bairro Ponta Grossa, reclamou da demora no atendimento. Ela cobrou que o local deveria ter mais funcionários para atender os moradores da zona Sul da cidade que estão indo em busca de informações sobre a doença.

A estrutura no bairro Restinga entrou em funcionamento no mês de março e havia sido fechada no dia 31 de outubro. Neste período, mais de cinco mil pessoas foram atendidas. A reabertura da tenda atende a um pedido da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em função do aumento dos casos de coronavírus na Capital.

Grupo Hospitalar Conceição

O diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Cláudio Oliveira, informou nesta terça-feira que o atendimento na tenda de triagem do hospital não será retomado. O anúncio foi feito na reunião do gabinete de gerenciamento de crise da instituição de saúde. Segundo ele, a decisão pode ser reavaliada no futuro, conforme a demanda.

A Central de Triagem Covid-19 do GHC funcionava no espaço da Escola GHC, na avenida Francisco Trein, bairro Cristo Redentor, próximo ao Hospital Conceição. O atendimento diário era feito das 8h às 22h e a unidade recebia pacientes suspeitos de coronavírus para avaliação de risco.

A estrutura tinha quatro consultórios, uma sala de estabilização, uma sala de classificação de risco com dois classificadores e uma ambulância para transporte de paciente. A equipe era formada por três enfermeiros, quatro médicos, três técnicos de enfermagem e dois auxiliares administrativos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895