Hospital Vila Nova ganha 33 novos leitos para atendimentos do SUS

Hospital Vila Nova ganha 33 novos leitos para atendimentos do SUS

Instituição disponibiliza 407 leitos para internações, dependência química, UTIs e saúde prisional

Cláudio Isaías

Ampliação do Hospital Vila Nova irá gerar 45 novos postos de trabalho

publicidade

Com um investimento de R$ 2,5 milhões, a Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN) de Porto Alegre inaugurou nesta segunda-feira a unidade 13 do Hospital Vila Nova, que contará com 33 novos leitos para atendimentos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O local que funciona na rua Catarina Andreatta, no bairro Vila Nova, na zona Sul da cidade, será destinado a leitos de retaguarda, para pacientes regulados pela Central de Leitos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e transportados pela associação da UPA Moacyr Scliar, além dos pronto-atendimentos da Lomba do Pinheiro e da Bom Jesus.

A unidade começa a funcionar na terça-feira. A solenidade de inauguração do espaço contou com as presenças do prefeito Nelson Marchezan Júnior, dos secretários estadual e municipal da Saúde, Arita Bergmann e Pablo Stürmer, do presidente da AHVN, Dirceu Dal’Molin, e funcionários da instituição de saúde. Conforme Dal’Molin, o hospital passa a contar a partir de agora com 440 leitos.

Além da construção do novo prédio, a estrutura recebeu mobiliário, instalação de gás e rouparia. “Estamos gerando 45 novos postos de trabalho que é resultado da ampliação”, acrescentou.

Atualmente, o hospital disponibiliza seus 407 leitos para internações clínicas e cirúrgicas, dependência química, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e saúde prisional, destinando 100% dos atendimentos aos usuários do SUS. Em média, o hospital Vial Nova realiza 280 atendimentos por dia e mais de 15 mil internações no ano.

A instituição de saúde é a única a oferecer, com veículos próprios, o serviço de transporte de pacientes de postos da rede de saúde diretamente para o Vila Nova. De acordo com Dal' Molin, o hospital pretende chegar a 500 leitos até o final de 2020 com a ampliação da UTI e a construção de duas novas enfermarias.

"Os novos leitos são importantes para Porto Alegre que está carente de leitos. Estamos estendendo a mão para a secretaria da Saúde e para a comunidade", destacou.

O secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, informou que com o acréscimo o hospital passa a contar com 440 leitos - sendo 288 leitos clínicos - para pacientes do SUS em contratualização com a Secretaria Municipal de Saúde. Os leitos clínicos são para pacientes de média complexidade (doenças respiratórias, pneumonias, infecções urinárias, insuficiência cardíaca descompensada, diabetes descompensadas, entre outros agravos).

Segundo Stürmer, os 33 novos leitos do hospital Vila Nova vão desafogar as emergências e os pronto-atendimentos. "Visitamos a unidade e percebemos uma qualidade nas instalações que vão beneficiar os pacientes que serão acolhidos", acrescentou.

Conforme o secretário, a prefeitura de Porto Alegre consegui reverter uma tendência de fechamento de leitos na cidade. "Nos últimos três anos, foram quase 400 leitos novos e a associação teve um papel importante na gestão do Vila Nova e do Hospital da Restinga", ressaltou.

O secretário destacou ainda que a AHVN está gerenciado a Clínica da Família na Restinga que possibilita a coleta de exames laboratoriais na região do Extremo Sul da cidade.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895