Imagens aéreas mostram dimensão da cheia do Guaíba

Imagens aéreas mostram dimensão da cheia do Guaíba

Nível da água chegou aos 2,94 metros no sábado

MetSul Meteorologia

Rajadas de vento alcançaram de 30 km/h a 50 km/h na parte Norte da Lagoa dos Patos

publicidade

Imagens aéreas mostram a dimensão da cheia do Guaíba e do Delta do Jacuí em Porto Alegre. Fotos foram feitas Bruno Saraiva, que pousou no Salgado Filho na manhã de sábado, por um piloto de helicóptero e também pela Brigada Militar. No sábado foi registrada marca história do nível do lago, que chegou a 2,94 metros na régua eletrônica do Sistema Metroclima.

Segundo a MetSul Meteorologia, houve extravasamento das águas no Cais Navegantes, onde a cota de transbordamento é menor. No Cais Mauá, junto ao Centro, houve alagamento de parte da área por conta das ondas e ainda por refluxo de águas do Guaíba via rede de esgotos do cais. Na zona Sul de Porto Alegre, produziram-se alagamentos na orla com o avanço das águas.

O vento do quadrante Sul moderado, com rajadas de 30 km/h a 50 km/h na parte Norte da Lagoa dos Patos, foi determinante para que o Guaíba se elevasse, já que a vazão dos rios começava a diminuir. A tendência de curto prazo é a redução do nível do Guaíba, que já está abaixo dos 2,70 metros.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895