Geral

Impasse sobre Centro de Convenções de Porto Alegre será levado ao vice-presidente

Autoridades e empresários temem perda de R$ 60 milhões do PAC Turismo

Políticos gaúchos se encontraram com o ministro do Turismo, Henrique Alves, em Brasília
Políticos gaúchos se encontraram com o ministro do Turismo, Henrique Alves, em Brasília Foto : Pietro Rubim / Divulgação PMPA / CP
O impasse em torno da construção do Centro de Feiras e Convenções de Porto Alegre, que corre risco de perder verba federal, vai ser tema de reunião do ministro do Turismo, Henrique Alves, e da bancada gaúcha no Congresso Nacional com o vice-presidente da República, Michel Temer. A proposta é levar ao Planalto a demanda que busca garantir a liberação dos R$ 60 milhões empenhados em verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Turismo, mesmo que as obras não tenham iniciado. Os repasses podem ser suspensos via decreto presidencial, caso isso não ocorra até o fim de julho.

• Prefeitura assinará acordo para construção de Centro de Convenções na Capital
• Governo cria comitê para evitar perda de recurso para construção de Centro de Convenções

O assunto foi tratado nesta quinta-feira com o ministro. Participaram do encontro integrantes da bancada gaúcha – a senadora Ana Amélia Lemos, o líder da bancada, deputado Giovani Cherini, o deputado federal Mauro Pereira além do chefe do Escritório do Rio Grande do Sul em Brasília, Otaviano Fonseca – e o secretário de Turismo da Capital, Luiz Fernando Moraes. No encontro, Alves lembrou das dificuldades do governo, mas assegurou que vai levar o tema ao vice-presidente nos próximos dias, junto com os deputados e senadores do Rio Grande do Sul.

Esse foi o segundo movimento feito pela Capital para assegurar a liberação da verba. Em meados de junho uma comissão de políticos e empresários foi a Brasília mobilizar a bancada gaúcha, que agora leva o tema adiante.

A Prefeitura explica que a área para localização do Centro de Feiras e Convenções precisou ser alterada por questões topográficas, mas já foi definida: quatro hectares, contíguos ao Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Anunciado em 2013, o projeto prevê a construção de um espaço para eventos de porte, capaz de receber até oito mil pessoas.