Um impasse envolvendo o edital de construção das estruturas temporárias do Complexo Cultural do Porto Seco causou a suspensão, na noite de sexta-feira, do leilão de frisas e camarotes para o Carnaval de Porto Alegre. De acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre (LIESPA), centenas de pessoas compareceram à sede da entidade, em função da falta de aviso prévio sobre o cancelamento.
Conforme nota publicada em seu site, a LIESPA explica que pode executar aquilo que a Prefeitura Municipal de Porto Alegre lhe deu direito, que é leiloar os camarotes, mas desde que já haja um responsável por suas estruturas, que devem ser construídas até o dia dos desfiles. “Porque não temos um ganhador, nós adiamos, espero que a comunidade carnavalesca, compreenda. Na realidade, é muito importante que todos saibam que a LIESPA é responsável pelo leilão e não pela construção das estruturas. Só ficamos sabendo na última hora, no próprio dia do leilão, às 16h, e só então tomamos a decisão de cancelar o evento", diz o presidente da entidade, Juarez Gutierres de Souza, no comunicado.
O esclarecimento oficial diz que duas primeiras empresas escolhidas através da licitação não apresentaram os requisitos necessários para a realização do serviço. Com isso, a primeira colocada foi desclassificada e a segunda ganhou prazo para recorrer. "Tão logo a gente tenha uma empresa vencedora, vamos reeditar o leilão”, afirmou Souza. A nova data para o leilão ainda não foi divulgada e dependerá desse processo.
Ao todo, 60 frisas para oito pessoas e 42 camarotes, que acomodam até 15 pessoas, devem ser disponibilizados. Os desfiles de Carnaval de Porto Alegre ocorrem no início de fevereiro, somando seis datas: 2, 3, 5, 6, 7 e 9 de fevereiro.
Impasse suspende leilão de camarotes do Carnaval de Porto Alegre
Problema envolve edital de construção das estruturas temporárias