Ainda não é possível estimar o tamanho da região afetada. Um foco de incêndio foi detectado ainda na terça-feira. Segundo Ilha, dois aviões agrícolas de pequeno porte estão auxiliando nos trabalhos. "Agora vamos poder começar a jogar água nas chamas, porque só se chega ao local com aeronave", explicou.
Outros dois aviões, maiores, de propriedade do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração do Taim, serão deslocados para dar apoio ao combate às chamas.
Segundo o coordenador de emergências ambientais do ICMBio, Christian Berlinck, o incêndio no local pode ter sido provocado por raios. Ele também disse que a estratégia para apagar as chamas deverá ser pelos arroios. “O problema é que o fogo ainda está distante dos arroios, cerca de quatro quilômetros. Vamos esperar chegar mais perto e ver qual técnica será melhor para controlá-lo. Pode ser pelo combate direto com motobombas utilizando a água do arroio ou colocando fogo na borda do arroio para que se encontre com o incêndio”, comentou.
A reserva do Taim fica no extremo sul do Estado e ocupa uma área de cerca de 34 mil hectares – parte no município de Santa Vitória do Palmar e parte em Rio Grande. A finalidade é a preservação de um grande viveiro natural de animais e vegetais distribuídos em banhados, campos, lagoas, praias arenosas e dunas litorâneas. As espécies de animais abrigadas incluem capivaras, ratões, jacarés, tartarugas, tachãs e garças-vaqueiras, entre outras.
Com informações da repórter Camila Kila