Indígenas e quilombolas ocupam pátio do prédio do Incra, em Porto Alegre

Indígenas e quilombolas ocupam pátio do prédio do Incra, em Porto Alegre

Grupo cobra a demarcação de territórios no interior do Estado

Jerônimo Pires / Rádio Guaíba

publicidade

Cerca de 100 pessoas, entre indígenas e quilombolas, ocuparam na manhã desta quarta-feira, o pátio do prédio do Ministério da Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Porto Alegre. De acordo com o cacique Valdomiro Vergueiro, o objetivo é cobrar a demarcação de territórios indígenas no Rio Grande do Sul.

Uma comissão de seis indígenas, dois quilombolas e uma representante do Bloco de Luta pelo Transporte Público se reuniu com a direção do Incra. Um grupo organizou um espetáculo de dança e outro preparou um almoço para os manifestantes. No período da tarde, eles devem ir para a Assembleia Legislativa, onde pretendem cobrar uma intermediação do governo.

Eles também são contra a PEC 215 de 2000. A medida sugere que a demarcação de território indígena passe do governo federal para o Congresso Nacional. A proposta também possibilita a revisão das terras já demarcadas. O texto é de autoria do ex-deputado Almir Morais Sá, hoje presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Roraima.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895