Um grupo de indígenas voltou a bloquear na manhã desta quinta-feira a ERS 324, em Ronda Alta, no Norte do Estado. Os manifestantes exigem o direito de arrendar terras da reserva para os agricultores da região, uma medida que é proibida por lei. O trecho interrompido no km 91 da rodovia.
Nessa quarta-feira, a Justiça determinou, em caráter liminar, a saída de não-índios da Terra Indígena Serrinha no prazo de até 60 dias e vedou novos arrendamentos ou a prorrogação dos já existentes. A decisão atende solicitação do Ministério Público do Trabalho e da Fundação Nacional do Índio.
De acordo com os magistrados, além de violar a Constituição Federal, a manutenção do arrendamento pode servir para aumentar o “clima de beligerância” existente na região.
Indígenas voltam a bloquear estrada no Norte do Estado
Grupo exige direito de arrendar terras para agricultores de Ronda Alta