Infecção respiratória causou a morte de Oscar Niemeyer

Infecção respiratória causou a morte de Oscar Niemeyer

Médico Fernando Gjroup afirmou que família estava ao lado do arquiteto nos últimos momentos

Correio do Povo

Médico Fernando Gjroup afirmou que família estava ao lado do arquiteto nos últimos momentos

publicidade

O médico responsável pelo atendimento a Oscar Niemeyer, Fernando Gjroup, informou que a causa da morte do arquiteto foi uma infecção respiratória. "Ele vinha apresentando sinais de piora desde terça, por conta dessa infecção", salientou em entrevista coletiva, na noite desta quarta-feira, no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro.

A família de Niemeyer aceitou o convite para realizar o velório do arquiteto em Brasília. Ainda não há decisão sobre a partir de que horas a cerimônia será realizada, mas a expectativa é de que ocorra à tarde, no Palácio do Planalto.

• Obra é única e nunca será reproduzida, diz arquiteto
• Clique aqui e confira a lista completa de obras, organizada de forma cronológica

"Pela manhã, teve insuficiência respiratória e teve de ser ventilado, passando a respirar com a ajuda de aparelhos", explicou Gjroup. "A família estava ao lado dele: filhos, netos, sobrinhos num total de 10 pessoas dentro da unidade de tratamento", relatou o especialista.

O estado de saúde de Niemeyer havia piorado nesta semana, quando uma infecção respiratória agravou seu quadro clínico já debilitado. Ele estava sedado na tentativa de estabilizar um quadro de infecção renal. Na terça-feira, ele havia apresentado piora nos exames laboratoriais, após 32 dias de internação. Ele completaria 105 anos no próximo dia 15.

• Leia na íntegra a nota de falecimento do arquiteto
NOTA DE FALECIMENTO - OSCAR NIEMEYER - 05.12.12

Oscar Niemeyer faleceu nesta quarta-feira, dia 5 de dezembro, às 21h55, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, aos 104 anos.

O arquiteto sofreu um agravamento do quadro de infecção respiratória, o que causou sua morte. Ele estava internado na Unidade Coronariana do hospital.

Niemeyer chegou ao Hospital Samaritano no dia 2 de novembro de 2012, para receber hidratação e colocar uma sonda gástrica. Na época seu estado era estável, mas inspirava cuidados.

Sete dias depois (9 de novembro), após apresentar piora da função renal, o arquiteto foi transferido para a Unidade Intermediária.

No dia 19, Niemeyer foi para a Unidade Coronariana após apresentar agravamento em seu estado clínico. Já com insuficiência renal teve um episódio de hemorragia digestiva. Contudo, permanecia lúcido. Durante esta noite começou a hemodiálise.

No dia 4 de dezembro houve piora no estado clínico do arquiteto. Niemeyer apresentou uma infecção respiratória e, na manhã desta quarta-feira, passou a respirar com a ajuda de aparelhos e foi sedado.

Fernando Gjroup
Clínica Médica e Terapia Intensiva


Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895