Inspeção veicular gratuita na Freeway chama atenção para a importância da manutenção

Inspeção veicular gratuita na Freeway chama atenção para a importância da manutenção

Iniciativa foi feita pela concessionária da BR 290, PRF e uma empresa de seguros

Correio do Povo

Motoristas puderam fazer uma avaliação gratuita durante o feriadão

publicidade

Uma inspeção veicular gratuita, visando alertar sobre a importância da prevenção de acidentes de trânsito a partir da manutenção correta do veículo, foi realizada na Freeway durante o feriadão de Tiradentes. A iniciativa conjunta da concessionária Triunfo da Concepa, Porto Seguro Auto e Polícia Rodoviária Federal atendeu, entre 9h e 17h, dezenas de motoristas que tiveram seus veículos examinados por uma equipe especializada da seguradora, sendo fornecidos na hora diagnósticos e orientações em caso de problemas encontrados.

Na sexta-feira e sábado, o Pit Stop ocorreu no posto Graal Rota 80, no sentido Capital-Litoral. Já no domingo ocorre até as 17h na praça de pedágio de Gravataí, no sentido Litoral-Capital. Uma carreta, com oficina mecânica móvel, da Porto Seguro Auto, chamava a atenção de quem cruzava pela rodovia. Uma barraca foi montada junto para distribuição de material informativo e até medição da pressão arterial.

Nas três ações, os veículos passavam pelos diagnósticos do sistema de freios, da suspensão, do alinhamento, da bateria e do alternador, check-up nos pneus, revisão de luzes e cristalização de para-brisa, entre outros. O serviço durava em média apenas dez minutos. Os maiores problemas apurados relacionaram-se à eficiência dos freios, sobretudo nos discos e pastilhas gastos.

De acordo com a Concepa, a falta de manutenção dos veículos é considerada uma das pr8incipais causas de ocorrências de acidentes de trânsito nos 121 quilômetros da Freeway, entre Porto Alegre e Osório. No primeiro trimestre deste ano, em torno de 62% das ocorrências tinham como causa algum problema relacionado à ausência de manutenção.

O servidor público aposentado José Elomar Machado, 67 anos, acompanhado da esposa, aproveitou a inspeção veicular gratuita na manhã de ontem. Ele saiu de Xangri-Lá, onde reside, com o objetivo de visitar familiares em Canoas. O Ford Ka foi submetido aos exames na oficina móvel da Porto Seguros Auto, sendo que o diagnóstico não constatou nenhum problema. “Achei muito boa a iniciativa. “Fiquei sabendo na hora de pagar o pedágio. Eu costumo ser bem certo, fazendo a revisão e a manutenção....pois é a nossa segurança”, afirmou, acrescentando que o bom estado dos pneus, junto com alinhamento e balanceamento, é fundamental.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895