Instituição para idosos é interditada por maus tratos em Canoas

Instituição para idosos é interditada por maus tratos em Canoas

Local não tinha alvará, atendia acima da capacidade e tinha condições de higiene inapropriadas

Rádio Guaíba

publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas, interditou, nesta segunda-feira, uma Instituição de Longa Permanência para Idosos devido a falta de condições de funcionamento e maus-tratos, no bairro Fátima. A equipe de fiscais e duas assistentes sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) constataram que o local atendia além da capacidade e não tinha alvará do Corpo de Bombeiros, além de apresentar condições de higiene inapropriadas e estrutura precária. O proprietário também não apresentou a documentação do responsável técnico.

Pedindo para não ser identificado, um dos moradores declarou que o local é o pior em que já esteve. Com a interdição, os idosos foram retirados do local por familiares contatados pelas assistentes. Os que não tinham para onde ir foram remanejados para outras instituições.

A diretora de Vigilância Sanitária, Sussi Antunes Cardoso, destacou que a instituição vinha sendo monitorada desde 2009, e que o proprietário foi orientado em diversas oportunidades sobre todos os processos para adequação ao funcionamento. “Esgotaram-se todos os prazos e a estrutura não recebeu melhorias. Está pior”. O forro de uma área aberta, na frente da construção, que teve danos nos últimos temporais, está apoiado por um pedaço de madeira e pode cair a qualquer momento, colocando a segurança dos moradores e dos trabalhadores em risco.

As assistentes sociais e fiscais da SMS também ouviram relatos de que a alimentação, precária, é servida nos quartos e os idosos comem com os pratos no colo. O proprietário só vai poder reabrir as portas após atender todas as alterações solicitadas pela Prefeitura. O interdito vale por 90 dias e pode ser renovado por mais 90. Depois desse prazo, nova vistoria técnica deve ser feita no local.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895