Interessadas na concessão do Parque Harmonia tem até o dia 14 para apresentar documentação

Interessadas na concessão do Parque Harmonia tem até o dia 14 para apresentar documentação

Duas empresas gaúchas mostraram interesse em assumir o espaço em Porto Alegre

Cláudio Isaías

Duas empresas gaúchas mostraram interesse em assumir o espaço em Porto Alegre

publicidade

Duas empresas gaúchas mostraram interesse pela concessão do Parque Harmonia. Elas têm até o dia 14 de fevereiro para a apresentação da documentação que consta no edital de concessão para o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para de 17,5 hectares. O anúncio foi feito pelo diretor de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas, Randolpho Carvalho Fonseca, ao explicar que os interessados, inclusive empresas de fora do Rio Grande do Sul, ficarão responsáveis pela revitalização, manutenção, operação, administração, conservação, implantação, reforma e melhorias da área cercada.

"A proposta é transformar a área em um novo destino turístico, com geração de emprego e renda, estimulando os aspectos sociais e econômicos, além de possibilitar atrativos que gerem a frequência do parque ao longo de todo o ano", destacou.

Segundo Fonseca, os modelos propostos serão estudados pela prefeitura para posterior lançamento de edital de concessão da área. Atualmente o parque gera uma despesa anual superior a mais de R$ 586 mil aos cofres da prefeitura com manutenção, de acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

O Parque Harmonia necessita de investimentos na cancha de laço, que precisa ser reconstruída, as permissões do Galpão Crioulo e Casa do Gaúcho estão pendentes de regularização, a área do acampamento está em situação precária e as churrasqueiras em más condições de uso. O movimento de público mais representativo no local acontece apenas em setembro, durante as festividades da Semana Farroupilha, que recebe cerca de 1 milhão de visitantes.

Nos demais períodos do ano, circulam por semana aproximadamente 200 pessoas. De acordo com Fonseca, as empresas interessadas depois da entrega da documentação terão mais 90 dias que serão destinados para reuniões onde as empresas irão explicar os projetos.

Um diagnóstico sobre o Parque Harmonia, realizado pela prefeitura, aponta que há carência de investimentos em estruturas permanentes; carência de atrativos para uso permanente da população; e dificuldade de recuperação do local após a realização do Acampamento Farroupilha.

O estudo também evidencia o abandono do local ao longo do ano, resultando assim no aumento da presença de moradores de rua e o risco iminente de assaltos na região.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895