Interior do Rio Grande do Sul terá sinal analógico desligado nesta quarta

Interior do Rio Grande do Sul terá sinal analógico desligado nesta quarta

Outros estados que também passarão pelo processo são Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo<br />

Agência Brasil

Interior do Rio Grande do Sul terá sinal analógico desligado nesta quarta

publicidade

O sinal analógico de TV será desligado na região Sul do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), um dos integrantes do Grupo de Implantação da TV Digital (Gired), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). O grupo decidiu ainda que começará o desligamento também no interior do Rio de Janeiro, interior de São Paulo e no Oeste do Paraná, processo que vai até o dia 12 de dezembro.

De acordo com a Anatel, as localidades atingiram o percentual mínimo de 90% dos domicílios aptos a receber o sinal digital de TV. De acordo com pesquisa encomendada pelo Gired, no Sul do Rio Grande do Sul, o percentual da população que tem sinal digital atingiu 90%; no oeste do Paraná, o percentual atingido foi de 92%.

Já no interior de São Paulo, o percentual alcançado foi 89% e no interior do Rio de Janeiro, 87%. Por isso, nesses estados o desligamento terá um período prolongado. "A projeção da pesquisa é que na data (final) do desligamento (dia 12/12), o percentual necessário (de 90%) seja alcançado no interior de São Paulo e do Rio de Janeiro", informou a Anatel.

Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa frequência será utilizada para ampliar o serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G) no Brasil.

Antes da liberação, será feira uma campanha de mitigação junto a população para informar sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta digital. O período de mitigação dura em média 30 dias. Após o término deste processo, a Anatel libera o uso da faixa de 700 MHz.

"Os beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal (como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o Tarifa Social de Energia Elétrica) têm direito ao recebimento de um kit gratuito (com antena e conversor). Os beneficiários devem agendar a retirada do kit no site Seja Digital ou se preferir ligar no 147. Segundo a Entidade Administradora da Digitalização (EAD), serão distribuídos um total de 280 mil kits no mês de novembro", disse a Anatel.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895