Internos da Fase participarão do programa Aprendiz Legal

Internos da Fase participarão do programa Aprendiz Legal

Jovens receberão bolsa e farão cursos de qualificação profissional

Wagner Machado / Correio do Povo

publicidade

Cerca de 130 internos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) de Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Uruguaiana e Santa Maria participarão do Programa Aprendiz Legal, que possibilitará capacitação e inclusão social dos jovens de até 21 anos. O projeto é desenvolvido pelo Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul (CIEE), em parceria com o Banrisul.

A partir do dia 14, e pelo período de um ano, os jovens terão aulas teóricas e práticas dentro da Fase e serão oferecidos quatro diferentes cursos. O principal objetivo é preparar as turmas para que, ao saírem da instituição, tenham condições de inserção no mercado de trabalho com dignidade. “É um projeto com internos pioneiro no Brasil. Eles terão noções de práticas bancárias, turismo, conservação de higiene e sustentabilidade dentro da instituição. São cinco turmas em Porto Alegre e uma nas outras cidades do interior, e cada participante receberá uma bolsa no valor de meio salário mínimo regional ”, explica o gerente de operações do CIEE, Lucas Baldisseroto.

Segundo a presidente da Fase, Joelza Mesquita Andrade Pires, no Estado há 855 internos, e a expectativa é ampliar o projeto para os demais jovens. O programa deve estimular a formação da consciência cidadã e o exercício da cidadania, conforme ela. “Cada um escolheu o curso que mais tinha a ver com seus interesses e terão aula no turno inverso ao da escola. É uma oportunidade de se qualificarem e no futuro conseguirem um emprego”, resumiu Joelma.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895