Investigado despejo irregular de produto químico na rede pluvial de Porto Alegre

Investigado despejo irregular de produto químico na rede pluvial de Porto Alegre

Forte odor de gás foi sentido entre a noite de terça e a manhã desta quarta-feira em diversos bairros

Camila Kila/Rádio Guaíba

publicidade

A Defesa Civil de Porto Alegre registrou ocorrência policial em relação ao forte odor sentido em diversos bairros da Capital entre a noite dessa terça-feira e a manhã de quarta. A titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (Dema), delegada Roberta Mariana da Silva, instaurou inquérito para apurar a possibilidade de crime de poluição.

Segundo a titular da DP, inicialmente, é preciso concluir qual produto foi despejado na rede pluvial, a fim de verificar se é tóxico ou não. Para isso, serão coletadas amostras nos pontos onde moradores sentiram cheiro de gás em bairros como Partenon, Medianeira, Glória, Azenha e Menino Deus. Um laboratório conveniado ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vai fazer as análises.

A delegada fala que serão identificadas as empresas instaladas próximo aos locais afetados que operem na produção ou comercialização de produtos químicos. Assim, ela espera constatar se houve despejo irregular e chegar até os responsáveis.

O secretário-adjunto da Defesa Civil municipal, Hélio Oliveira, fala que nessa quarta-feira o produto já havia se diluído, chegando próximo à região Central da cidade. Quem tiver informações sobre a ocorrência de despejo que possa ter causado o problema e desejar fazer uma denúncia, pode ligar de forma anônima para o órgão, pelo telefone 3268-9026. A pena prevista para o crime de poluição é de até cinco anos de prisão.

Bookmark and Share


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895