Já são três os municípios em emergência devido ao granizo

Já são três os municípios em emergência devido ao granizo

Vale Real se junta a São Jerônimo e Fazenda Vilanova

Correio do Povo

Granizo destelhou casas em São Jerônimo

publicidade

Chega a três o número de municípios gaúchos que decretaram situação de emergência devido ao granizo que atingiu o Estado nessa quarta-feira. Além de São Jerônimo na Região Carbonífera e de Fazenda Vilanova no Vale do Taquari, Vale Real no Vale do Caí assinou o decreto. Outros seis municípios enviaram à Defesa Civil Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), documento que antecede a decretação. São eles Triunfo, Nova Roma do Sul, Venâncio Aires, General Câmara, Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

De acordo com a Defesa Civil, o número de afetados pelo granizo chega a 22.305 no Estado. São 8.160 desalojados, dez desabrigados e 5.051 edificações atingidas.

A situação pode piorar nesta sexta-feira. De acordo com a MetSul, há possibilidade de temporais de granizo no Rio Grande do Sul. A previsão é de pancadas isoladas na maioria das regiões, com risco de temporais localizados com chuva forte e granizo.

Temporais isolados de granizo voltaram a ocorrer na quinta-feira e uma tromba d’água (tornado sobre a água) foi vista pelo segundo dia seguido em Rio Grande. Em Porto Alegre, uma nuvem funil chegou próxima de se transformar em tornado. Faltou que a circulação de vento tocasse o solo.

Na quarta, o granizo causou estragos na Região Carbonífera e na Serra. Em São Jerônimo e Triunfo, as pedras destruíram telhados e centenas de casas e, na região de Caxias do Sul, houve acumulação de gelo.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895