Jovens podem fazer testes rápidos de HIV no Lami neste sábado

Jovens podem fazer testes rápidos de HIV no Lami neste sábado

Ação busca reduzir taxas de casos de Aids em Porto Alegre

Rádio Guaíba

Jovens podem fazer testes rápidos de HIV no Lami neste sábado

publicidade

A unidade móvel do projeto Fique Sabendo Jovem está no bairro Lami neste sábado, com testes de HIV ao público na faixa dos 15 aos 29 anos. O atendimento é das 10h às 16h, na estrada Otaviano José Pinto, 4.290. O resultado sai em apenas 30 minutos.

O objetivo é ampliar o número de testes voluntários e a prevenção, com o uso de preservativo, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. A ideia ainda é que o jovem diagnosticado reagente ao HIV não abandone o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida. Estratégia inovadora de prevenção e educação em saúde sobre direitos sexuais e reprodutivos direcionada à juventude, o projeto é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Equipada com consultórios, a estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. Na Capital, o projeto é administrado pela Gerência de Políticas Públicas de Cuidado em Saúde – Transmissíveis da SMS.

A ação busca reduzir as taxas de casos de Aids em Porto Alegre, capital brasileira com os mais altos índices de detecção nos últimos dez anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde, com taxa média de 95,20 casos por 100 mil habitantes na séria histórica de 2005 a 2015. Nos últimos cinco anos, porém, as incidências apresentam queda, principalmente em 2015, o que pode ser observado nos números da Secretaria Municipal de Saúde, pela Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde, com 74,21 casos por 100 mil habitantes, comparativamente a 2014, quando a taxa foi de 90,9 casos por 100 mil habitantes.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895