Geral

Justiça brasileira permite casamento homossexual desde 2013

Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou ontem casamento entre pessoas do mesmo sexo

Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou ontem casamento entre pessoas do mesmo sexo
Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou ontem casamento entre pessoas do mesmo sexo Foto : Noel Celis / AFP / CP
Os grupos que defendem os direitos homossexuais comemoraram a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que aprovou, nessa sexta-feira, o casamento homoafetivo. No Brasil, porém, a decisão não é nova. Desde 14 de maio de 2013, vigora uma determinação do Conselho Nacional de Justiça para que os cartórios aceitem o casamento de pessoas do mesmo sexo.

Conforme o advogado do Grupo Somos, Bernardo Amorim, a diferença é que a medida no Brasil não foi tomada pela Supremo Tribunal Federal (STF), como no exemplo norte-americano. Para que os ministros do STF apreciem a questão, é preciso que sejam provocados, explica Amorim. Hoje, não há ações tratando da questão sob a análise dos 11 magistrados da Corte.

Amorim é enfático. Hoje, juridicamente, os homossexuais brasileiros garantem o mesmo direito dos que vivem nos Estados Unidos. Ele admite, no entanto, o peso da repercussão da decisão da Suprema Corte americana no combate ao preconceito. Segundo ele, ações de mídia, como o programa que colore com um fundo arco-íris as fotos de perfil em redes sociais, servem para difundir a problemática social.

No Rio Grande do Sul, o caso que surtiu mais polêmica envolveu duas mulheres que se casaram em um ato coletivo organizado pelo Judiciário de Santana do Livramento, no início do ano, na Fronteira Oeste. A cerimônia era prevista para um Centro de Tradições Gaúchas (CTG), incendiado por um grupo de vândalos na véspera. Com isso, o casamento teve de ocorrer em outro local.

Apesar de já garantir esse direito, o Brasil ainda registra os maiores índices de homofobia, o preconceito contra homossexuais. Em 2014, ocorreram 326 mortes, segundo relatório do Grupo Gay da Bahia.

Um levantamento feito pela agência de pesquisa de mercado e inteligência Hello Research mostrou que 49% da população brasileira é contra a legalização do casamento gay, 21% são indiferentes e 30%, a favor. Foram entrevistados mil brasileiros com mais de 16 anos, em 70 cidades de todas as regiões e classes sociais.