Justiça proíbe realização de rodeios em todo Estado de Minas Gerais

Justiça proíbe realização de rodeios em todo Estado de Minas Gerais

Decisão de juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias, de BH, proíbe que o Governo de Minas autorize rodeios em todo o Estado

R7

Rodeios serão proibidos em MG

publicidade

A Justiça de Belo Horizonte proibiu nesta quinta-feira (25) a prática de rodeios em todo o Estado de Minas Gerais. A ordem foi dada pelo juiz Michel Curi e Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias que fica no Fórum Lafayete.

De acordo com a decisão, o Governo do Estado está proibido de "realizar, autorizar ou promover" qualquer atividade cultural, esportiva ou recreativa que contenha o rodeio. Todo evento, seja público ou privado, deve ser autorizado pelo Governo de Minas.

"Não posso corroborar as prováveis atrocidades e macular minha consciência
de julgador. Existe, de fato, acentuada probabilidade de os animais, que serão como meras coisas utilizados nos rodeios, serem também submetidos a sofrimentos atrozes até a morte", afirma o juiz Michel Curi e Silva na decisão.

A decisão não faz distinção as várias modalidades do rodeio, tornado proibidas todas as atividades, como a prova do laço, a prova de três tambores (quando o peão cavalga, no menor tempo possível, sob obstáculos) e montaria.

A ação civil pública, pedindo o banimento dos rodeios, foi da Ong Instituto Protecionista - SOS Animais & Plantas, contra o Governo de Minas. A decisão é em primeira instância, cabível a recurso. O jornalismo da Record TV minas procurou e aguarda retorno do governo estadual.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895