Justiça suspende contratos da Procempa para instalação de sistema

Justiça suspende contratos da Procempa para instalação de sistema

Decisão exige interrupção de pagamentos à Consult até que companhia corrija erros no Siat

Rádio Guaíba

publicidade

A 2ª Vara da Fazenda Pública suspendeu, nessa sexta-feira, os contratos que a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) havia firmado em fevereiro com as empresas RGM Informática Ltda e Consult Consultoria em Informática Ltda para finalizar a instalação do Sistema Integrado de Administração Tributária (Siat). O software foi criado para gerenciar os boletos de IPTU e outras taxas. A decisão foi publicada nesta segunda-feira.

A decisão manda suspender os pagamentos à Consult e retomar o vínculo original com a empresa, que desenvolveu o Siat, para que ela própria faça as correções sem custo adicional ao poder público. Posto em operação em 2012, e orçado em R$ 5,7 milhões, o Siat segue até hoje apresentando falhas, segundo o Ministério Público, que entrou com a ação civil que embasou a sentença.

A juíza Carmen Carolina Cabral Caminha frisou que, até que os problemas tenham solução, a Consult deve manter o contrato, sem cobrar a mais por isso, sob pena de multa diária de R$ 2 mil para caso de descumprimento. Para a magistrada, não há razão para que a própria empresa seja contratada de novo - junto de uma segunda - para concluir a instalação do sistema.

Ela também lembrou haver um inquérito civil em curso, tendo como alvos supostas improbidades administrativas no âmbito da Procempa. Também salientou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já havia expedido medida cautelar, na semana passada, mandando a Procempa suspender os pagamentos ainda não realizados em três contratos com a Consult e a RGM.

Câmara deve ouvir presidente da Companhia


A Mesa Diretora da Câmara de Porto Alegre aprovou um requerimento para que o diretor-presidente da Procempa, André Kulczynski, preste esclarecimentos aos vereadores sobre os contratos firmados pela empresa. O secretário municipal da Fazenda, Roberto Bertoncini, também confirmou presença em plenário, em 13 de junho, para falar do processo de contratação do Siat, a partir de 2005.

De acordo com o vereador petista, Mauro Pinheiro, a própria Procempa começou, em 2004, a desenvolver sistema próprio com a finalidade de gerenciar a tributação em Porto Alegre. O projeto foi deixado de lado depois que o governo de José Fogaça, que assumiu em 2005, exigiu a conclusão do trabalho em seis meses, prazo impossível de ser cumprido.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895