Lançamento de livro no Hospital de Clínicas marca nove meses de pandemia

Lançamento de livro no Hospital de Clínicas marca nove meses de pandemia

Instituição se aproxima de mil pacientes com Covid-19

Gabriel Guedes

publicidade

Na próxima semana o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) pode atingir a marca de 1.000 pacientes com Covid-19 que já estiveram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na instituição. Uma marca que chega depois de 9 meses de pandemia em um importante capítulo da sua história. Para registrar e compartilhar a experiência nesta trajetória, a instituição lança a publicação digital “Nove meses de enfrentamento da Covid-19 - Relato da experiência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre”.

A diretora-presidente do HCPA, professora Nadine Claussell lembra dos primeiros passos neste desafio imenso que está sendo a pandemia de Covid-19. “Então foi oportuno o hospital dar sua parcela em cima dos pacientes mais graves e foi uma maneira de acelerarmos a ocupação do prédio novo com a UTI. Então conseguimos reorganizar todos os fluxos do hospital e reduzimos os atendimentos não-Covid para abarcar este atendimento de pacientes com Covid-19. Isso tudo foi feito em março, abril e maio, enquanto a curva de crescimento não era tão grande em Porto Alegre”, se recorda.

Passado o período mais crítico da pandemia para o HCPA, Nadine diz que a sensação atual não pode ser traduzida em números. “Uma coisa importante, é difícil de dizer com números, mas é a sensação de fazer parte de uma rede imensa de solidariedade. Pessoas tiveram modificar sua forma de trabalhar, mudar seus lugares de trabalho, correndo risco de se infectar, vendo familiares se infectando. Isso exigiu das equipes do HCPA muita disponibilidade, uma vontade de ajudar muito grande. Também vieram muitas outras coisas de processos de trabalho”, destaca.

Estas percepções e observações da Nadine e de outros profissionais da instituição estão reunidos no conteúdo multimídia, que documenta como o hospital se organizou para enfrentar a pandemia, bem como é uma forma de agradecer a toda a sociedade, em particular doadores, voluntários e parceiros que se engajaram neste desafio. A publicação tem pesquisa, redação, edição e layout por Elisa Kopplin Ferraretto, assessora de Comunicação para Assuntos Estratégicos da Diretoria Executiva do HCPA. Fotos e vídeos são do acervo do próprio hospital, Coordenadoria de Comunicação e acervos pessoais de funcionários. O livro pode ser acessado no endereço http://bit.ly/livroHCPA.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895