Linha de catamarã para a zona Sul da Capital segue sem data para operar

Linha de catamarã para a zona Sul da Capital segue sem data para operar

Marinha aprovou projeto de batimetria sem ressalvas para o trecho até o bairro Cristal

Samantha Klein/Rádio Guaíba

publicidade

A Marinha aprovou nesta terça-feira a extensão da linha do catamarã do Centro de Porto Alegre até a zona Sul. Conforme a Capitania de Portos na Capital, a autorização demorou porque um primeiro estudo de profundidade, elaborado pela Metroplan, chegou com problemas. Já o novo projeto de batimetria foi aprovado sem ressalvas para o trecho até o bairro Cristal.

O delegado da Capitania, Carlos Henrique Zampiere, ressaltou que a próxima etapa de instalação é mais rápida. Mas ainda não há um prazo definido para a verificação do projeto de sinalização do trecho. “O próximo passo a ser concretizado é a apresentação do plano de sinalização náutica, que vai prever boias e balizas, para orientar condutores dos catamarãs. O cuidado principal é com a segurança”, destacou.

Uma empresa terceirizada foi contratada pela Metroplan para elaborar o estudo de boias iluminadas para que as embarcações possam navegar também no período noturno. Quando os documentos de sinalização forem entregues, a Capitania dos Portos deve fazer uma primeira avaliação. A Marinha no Rio de Janeiro deve fazer a análise final.

As embarcações a serem utilizadas em direção à zona Sul terão capacidade para 120 e 140 lugares. Um píer de 30 metros está pronto, desde junho do ano passado, nas proximidades do BarraShoppingSul, no bairro Cristal.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895