Litoral Norte espera a migração do verão

Litoral Norte espera a migração do verão

População de Tramandaí passa de 42 mil habitantes para 350 mil pessoas nos finais de semana

Janine Souza / Correio do Povo

publicidade

O verão está próximo e, com a chegada da estação, as praias do Litoral Norte sofrem o fenômeno da multiplicação: suas modestas populações saltam para um burburinho de milhares de veranistas e visitantes. Em Tramandaí, por exemplo, a população passa de 42 mil habitantes para 350 mil pessoas nos finais de semana da alta temporada. Apesar de colherem benefícios, especialmente econômicos, as administrações locais têm diante de si a tarefa de dar suporte a essa verdadeira migração, oferecendo saúde, segurança, infraestrutura e lazer.

Em Tramandaí, um dos principais problemas são os alagamentos. Apenas 33% do esgoto da cidade é tratado. O prefeito Anderson Hoffmeister reconhece a situação e lembra que o lençol freático da região é muito baixo, a solução definitiva demandaria muito dinheiro. "O ideal seria a construção de galerias nos principais pontos de alagamento, o que sairia muito caro para os municípios", diz ele. Na área da segurança pública, Tramandaí receberá reforço de 300 policiais militares, afirma o prefeito, e será novamente sede da Operação Golfinho 2011.

A novidade para este ano, diz Hoffmeister, será o incremento nas câmeras de videomonitoramento. "Uma parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania permitirá que os primeiros 15 equipamentos sejam implantados já no começo do veraneio. Ao todo, serão 25 câmeras em operação."

Pinhal e Cidreira também ganharão, cada um, oito equipamentos. Segundo o prefeito de Pinhal, Jorge Fonseca, uma das novidades será a instalação de guaritas nas lagoas do município. Para conter os alagamentos, também recorrentes, será feita a limpeza de valos e a desobstrução de córregos e cordões de calçadas. Em Cidreira, o prefeito Beto Pires conta que o veranista irá encontrar uma cidade com visíveis melhorias. "Cidreira sofreu uma série de obras, através de recursos próprios, do Daer e da Metroplan. A limpeza dos balneários está em ritmo acelerado e estamos concluindo o asfaltamento da área central", afirma Pires.

Já em Imbé, o prefeito Darcy Dias garante que a perda de R$ 6 milhões anuais, vindos de royalties decorrentes da exploração e produção de petróleo, não irá interferir na acolhida ao veranista. O maquinário para limpeza da praia foi reformado e estão em andamento a capina e a recuperação de calçadas. A criação da guarda municipal, ressalta Dias, fez despencar os índices de arrombamento em Imbé e zerou as ocorrências de furto de fios elétricos. "Tivemos uma diminuição de 40% no índice de arrombamentos na cidade", diz ele.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895